You are currently viewing Geografia – Domínios morfoclimáticos da Europa

Geografia – Domínios morfoclimáticos da Europa

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

ALPES SUIÇOS

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9b/Swiss_alps_seen_from_Creux_du_Van_under_the_winter_snow_Photo_by_Giles_Laurent.jpg/800px-Swiss_alps_seen_from_Creux_du_Van_under_the_winter_snow_Photo_by_Giles_Laurent.jpg, Acesso em 30 de outubro de 2023.

Domínios morfoclimáticos da Europa

Domínios morfoclimáticos da Europa

Os domínios morfoclimáticos da Europa são uma fascinante complexidade de paisagens que variam desde as vastas planícies até as altas cadeias montanhosas. Na região setentrional, encontramos o domínio morfoclimático das planícies, caracterizado por extensos campos agrícolas, rios serpenteantes e um clima temperado oceânico, ideal para a agricultura. Já nas áreas centrais, surgem as colinas e planaltos, onde o relevo ondulado se mescla com florestas densas e vales pitorescos.

À medida que nos deslocamos para o sul, deparamo-nos com os domínios morfoclimáticos das montanhas. Os Alpes, os Pirineus e os Cárpatos são exemplos impressionantes de cadeias montanhosas que atravessam países e definem a geografia local. Estas montanhas não apenas moldam o clima, criando áreas de alta pluviosidade em suas encostas voltadas para o oceano, mas também influenciam as práticas culturais e econômicas das comunidades locais.

No extremo norte, na Escandinávia, encontramos o domínio morfoclimático das tundras e taigas, onde as temperaturas gélidas e os solos permafrost limitam a vegetação e a vida animal. Este ambiente desafiador é o lar de espécies adaptadas à vida extrema, como renas e ursos polares.

Por fim, nas regiões mediterrâneas do sul, surge o domínio morfoclimático das zonas litorâneas e das ilhas. O clima ameno e ensolarado favorece a agricultura e a vida marinha, enquanto as ilhas como Sicília e Creta têm paisagens únicas, com montanhas escarpadas e praias douradas.

Em resumo, os domínios morfoclimáticos da Europa revelam a diversidade natural e a riqueza de paisagens que moldaram a história, a cultura e a ecologia do continente ao longo dos séculos.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Qual é a principal característica do domínio morfoclimático das planícies na Europa?
A) Clima árido e elevadas temperaturas.
B) Extensos campos agrícolas, rios serpenteantes e clima temperado oceânico.
C) Montanhas escarpadas e solos permafrost.
D) Vegetação densa e planaltos.

QUESTÃO 02

Qual domínio morfoclimático da Europa é caracterizado por clima ameno e paisagens costeiras?
A) Montanhas.
B) Tundras e taigas.
C) Zonas litorâneas e ilhas.
D) Colinas e planaltos.

QUESTÃO 03

Explique como o clima e o relevo estão interligados nos domínios morfoclimáticos da Europa, fornecendo exemplos específicos de como esses fatores influenciam a geografia e a vida das pessoas na região.

QUESTÃO 04

Analise como os domínios morfoclimáticos da Europa impactam as atividades humanas, como agricultura, turismo e habitação, e discuta as estratégias desenvolvidas pelas comunidades locais para se adaptarem aos diferentes ambientes naturais.


AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0623) Compreender as características dos domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania
Referencial TeóricoAB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial. 2003.

Ross, Jurandyr L. Sanches, org./ Geografia do Brasil / São Paulo: EDUSP, 1996.

DC Goiânia EJA – 2023.