You are currently viewing Geografia – Distribuição espacial da população no Brasil

Geografia – Distribuição espacial da população no Brasil

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Disponível em: https://img.freepik.com/fotos-gratis/medium-shot-woman-having-fun-in-city_23-2150725830.jpg?t=st=1694458039~exp=1694458639~hmac=0663a6a5f2c25eeb1ae689b07d490911094f0ee083da7f2ed018a702f67b8267, Acesso em 11 de setembro 2023.

Distribuição espacial da população no Brasil

A distribuição espacial da população brasileira é influenciada por uma série de indicadores socioeconômicos e aspectos étnico-culturais que desempenham um papel significativo na formação demográfica das regiões brasileiras, incluindo Goiás. Vamos analisar esses fatores de forma mais detalhada:

Região Norte

Indicadores Socioeconômicos: Esta região possui uma baixa densidade populacional, em parte devido às vastas áreas de floresta amazônica e desafios de infraestrutura. O acesso limitado a serviços básicos, como saúde e educação, pode afetar o crescimento populacional. No entanto, há uma presença significativa de comunidades indígenas, que mantêm suas tradições culturais.

Aspectos Étnico-Culturais: A região Norte abriga uma grande diversidade étnica e cultural, com comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas que mantêm suas tradições e línguas nativas.

Região Nordeste

Indicadores Socioeconômicos: O Nordeste possui uma das maiores densidades populacionais do Brasil, mas também enfrenta desafios socioeconômicos significativos, como pobreza e desigualdade. A migração interna em busca de emprego e oportunidades econômicas é comum.

Aspectos Étnico-Culturais: A região Nordeste é rica em cultura afro-brasileira, com uma forte presença de religiões de matriz africana e festivais tradicionais, como o Carnaval e o São João.

Região Centro-Oeste

Indicadores Socioeconômicos: O Centro-Oeste experimentou um crescimento populacional considerável devido ao desenvolvimento agrícola e à expansão urbana. Goiás, em particular, é um estado central nesta região e tem se beneficiado economicamente desse crescimento.

Aspectos Étnico-Culturais: A população do Centro-Oeste é diversificada, com uma mistura de culturas indígenas, europeias e africanas. Há também uma influência significativa da cultura sertaneja, com festas populares como a Festa do Divino e a Cavalhada.

Região Sudeste:

Indicadores Socioeconômicos: O Sudeste é a região mais populosa e industrializada do Brasil, com uma alta concentração de riqueza e emprego. Grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro atraem migrantes de todo o país.

Aspectos Étnico-Culturais: O Sudeste é uma região cosmopolita, com influências culturais de todo o mundo. Há uma grande diversidade étnica, incluindo descendentes de europeus, africanos, asiáticos e indígenas.

Região Sul:

Indicadores Socioeconômicos: O Sul do Brasil tem uma distribuição populacional mais equilibrada em comparação com outras regiões, e é uma das regiões mais desenvolvidas do país. Isso se deve em parte à colonização europeia, que trouxe imigrantes de países como Alemanha, Itália e Polônia, entre outros.

Aspectos Étnico-Culturais: A cultura sulista é influenciada pelas tradições europeias, incluindo a culinária e a arquitetura. Festas típicas como a Oktoberfest e o Carnaval de Veneza são celebradas na região.

O Estado de Goiás

Indicadores Socioeconômicos: Goiás é um estado da Região Centro-Oeste com uma população em crescimento devido ao desenvolvimento agropecuário e industrial. Cidades como Goiânia e Anápolis têm se destacado economicamente.

Aspectos Étnico-Culturais: Goiás abriga comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Além disso, a cultura sertaneja, com festas de rodeio e música sertaneja, desempenha um papel importante na identidade cultural do estado.

Em resumo, a distribuição espacial da população brasileira é complexa e multifacetada, influenciada por uma variedade de fatores socioeconômicos e étnico-culturais. Cada região e estado do Brasil tem suas próprias características demográficas e culturais, contribuindo para a diversidade e riqueza do país.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Qual é a principal razão para a alta concentração populacional no Sudeste do Brasil?

A) Clima tropical agradável.
B) Presença de grandes reservas de minerais.
C) Desenvolvimento industrial e urbano.
D) Presença de comunidades indígenas.

QUESTÃO 2

Qual dos seguintes fatores contribui significativamente para o crescimento da população em Goiás, de acordo com o texto?

A) Desenvolvimento de tecnologia de ponta.
B) Expansão do setor de serviços financeiros.
C) Desenvolvimento agropecuário e industrial.
D) Crescimento do setor de turismo.

QUESTÃO 3

Explique como os indicadores socioeconômicos influenciam a distribuição populacional no Brasil, considerando a relação entre oportunidades econômicas e migração interna.

QUESTÃO 4

Discuta como os aspectos étnico-culturais têm contribuído para a diversidade cultural nas regiões brasileiras, usando exemplos específicos de tradições culturais em uma região de sua escolha.

AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0513) Analisar a distribuição espacial da população brasileira, considerando os indicadores socioeconômicos e os aspectos étnicos-culturais nas regiões brasileiras e em Goiás.
Referencial Teóricohttps://censo2022.ibge.gov.br/panorama/?utm_source=ibge&utm_medium=home&utm_campaign=portal

DC Goiânia EJA – 2023