You are currently viewing Geografia – Diferentes Territorialidades

Geografia – Diferentes Territorialidades

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

DIFERENTES TERRITORIALIDADES

A territorialidade é um conceito que se refere às formas como os seres humanos se apropriam do espaço e o utilizam para diferentes fins. O espaço cotidiano, por sua vez, é aquele que as pessoas habitam e com o qual interagem diariamente, seja em casa, no trabalho, na escola, nas ruas ou em outros lugares.


Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2023/02/06/00/21/scooter-7770871_960_720.png, Acesso em 10 de março de 2023.

Existem diferentes formas de territorialidade e relações com o espaço cotidiano, que variam de acordo com fatores como cultura, história, classe social, gênero, idade, entre outros. Algumas dessas formas são:

Territorialidade doméstica: Refere-se à apropriação do espaço da casa e ao estabelecimento de regras e normas que regulam o comportamento dos indivíduos dentro dela. Cada família tem sua própria forma de organizar o espaço e as relações entre seus membros, criando um ambiente que reflete seus valores, hábitos e costumes.

Territorialidade urbana: Refere-se à forma como os indivíduos se relacionam com o espaço público da cidade, como ruas, praças, parques, estabelecimentos comerciais e instituições públicas. Cada bairro ou região pode ter sua própria identidade e características específicas, que são moldadas pela história, cultura e condições socioeconômicas de seus habitantes.

Territorialidade de gênero: Refere-se às formas como homens e mulheres se relacionam com o espaço e entre si. A segregação espacial por gênero é comum em muitas culturas, como em espaços públicos onde homens e mulheres têm áreas específicas para frequentar. Além disso, as mulheres muitas vezes são responsáveis pela organização do espaço doméstico, enquanto os homens têm mais liberdade para circular no espaço público.

Territorialidade étnica: Refere-se às formas como grupos étnicos diferentes se apropriam do espaço e estabelecem suas identidades culturais. Em muitas cidades, existem bairros ou regiões onde a maioria da população é composta por imigrantes ou descendentes de imigrantes, que mantêm suas tradições e costumes e criam uma identidade própria no espaço urbano.

Territorialidade geracional: Refere-se às formas como diferentes gerações se apropriam do espaço e estabelecem suas relações sociais. Por exemplo, os jovens podem ter seus próprios espaços de lazer e entretenimento, enquanto os idosos têm suas próprias formas de interagir com o espaço público e com outras pessoas de sua idade.

Em resumo, as diferentes formas de territorialidade e relações com o espaço cotidiano refletem as complexas interações entre indivíduos, culturas, história e sociedade. Compreender essas dinâmicas é fundamental para criar espaços mais inclusivos e justos, que respeitem as diferenças e as necessidades de todos.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

O que é territorialidade étnica?

(A) A forma como os indivíduos se apropriam do espaço da casa e estabelecem regras de comportamento.

(B) A forma como homens e mulheres se relacionam com o espaço e entre si.

(C)A forma como grupos étnicos diferentes se apropriam do espaço e estabelecem suas identidades culturais.

(D) A forma como diferentes gerações se apropriam do espaço e estabelecem relações sociais.

QUESTÃO 2

Qual das seguintes opções NÃO é uma forma de territorialidade?

(A) Territorialidade doméstica.

(B) Territorialidade urbana.

(C) Territorialidade profissional.

(D) Territorialidade étnica.

QUESTÃO 3

Como as relações de poder e as dinâmicas políticas influenciam a formação e transformação das territorialidades em uma determinada região?

QUESTÃO 4

Como as disputas territoriais entre grupos étnicos ou culturais podem afetar a estabilidade política de um país ou região?


AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0501) Analisar as diferentes territorialidades nacionais a partir da contextualização no cotidiano.
Referencial Teórico
TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.

DC Goiânia EJA – 2023