You are currently viewing Geografia – Deslocamento Interno – Brasil

Geografia – Deslocamento Interno – Brasil

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O deslocamento interno refere-se à movimentação da população dentro de um mesmo país. Isso significa que as pessoas migram de uma região para outra ou de um município para outro dentro do mesmo estado. Atualmente, há milhões de brasileiros vivendo fora de seus estados ou municípios de nascimento, devido às diversas migrações internas que ocorreram ao longo do século XX.

Existem diversos motivos que levam as pessoas a realizar essas migrações internas. No entanto, independentemente da causa, o objetivo principal é buscar melhores condições de vida. Um exemplo desse tipo de migração é a migração intrarregional, que envolve o deslocamento populacional entre estados pertencentes à mesma região, entre diferentes municípios dentro de um estado ou do interior em direção às capitais estaduais.
As migrações internas no Brasil desempenharam um papel importante na formação e desenvolvimento do país, contribuindo para a diversidade cultural, troca de conhecimentos e crescimento econômico em diferentes regiões.

   Disponível em: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Edição, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

Agora vamos às questões.

 QUESTÃO 1

Analisando o mapa acima, é possível caracterizar os fluxos migratórios no Brasil. De onde saem os fluxos e para onde vão? Identifique os fluxos mais intensos (observe a setas).

QUESTÃO 2

Explique o que significa a migração intrarregional?

 QUESTÃO 3

Dentre os deslocamentos populacionais que ocorreram no Brasil, podemos destacar dois: o êxodo rural e a industrialização urbana. Pesquise e faça relações sobre estes dois temas com os deslocamentos internos.

Saiba mais acessando o vídeo a seguir

Canal – geowerllen – deslocamento interno

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-7a-serie-eja/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAGE0706) Identificar as políticas nacionais e internacionais que norteiam os movimentos migratórios.
Referencial TeóricoDELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Edição, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

Matriz Estruturante EJA 2022.