You are currently viewing Geografia – Desenvolvimento Econômico e Exploração de Recursos Hídricos

Geografia – Desenvolvimento Econômico e Exploração de Recursos Hídricos

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Disponível em: https://img.freepik.com/fotos-gratis/imagem-da-represa-shasta-cercada-por-estradas-e-arvores-com-um-lago-e-montanhas_181624-13762.jpg, acesso em 09 de outubro de 2023.

Desenvolvimento Econômico e Exploração de Recursos Hídricos

A busca incessante pelo crescimento econômico tem sido uma constante na história da humanidade. No entanto, essa expansão muitas vezes ocorre à custa dos recursos naturais finitos do nosso planeta. Um dos recursos mais essenciais e vulneráveis é a água, elemento fundamental para a vida e para o desenvolvimento econômico. A frase “Correlacionar a expansão econômica com a exploração desmedida de recursos hídricos em diferentes escalas” nos convida a refletir sobre a interligação complexa entre o progresso econômico e a utilização irresponsável dos recursos hídricos, em diferentes contextos geográficos e econômicos.

Em um mundo onde a população continua a crescer e as demandas por produtos e serviços estão em ascensão, a pressão sobre os recursos hídricos também aumenta exponencialmente. A agricultura, indústria e setor de energia são grandes consumidores de água, e em muitas regiões, a exploração desenfreada de aquíferos subterrâneos e rios tem levado à diminuição dos lençóis freáticos e à escassez de água potável para as comunidades locais. Além disso, o descarte inadequado de resíduos industriais e a poluição têm contribuído para a degradação da qualidade da água, tornando-a inadequada para consumo humano e prejudicando os ecossistemas aquáticos.

A correlação entre a expansão econômica e a exploração desmedida de recursos hídricos é particularmente evidente em países em desenvolvimento, onde o acesso limitado a tecnologias sustentáveis e práticas agrícolas modernas muitas vezes resulta em técnicas de irrigação ineficientes e desperdício de água. Nestes contextos, a busca por lucros imediatos pode levar a uma exploração insustentável dos recursos hídricos, comprometendo o futuro das gerações vindouras.

No entanto, é fundamental reconhecer que o desenvolvimento econômico não precisa ocorrer às custas do meio ambiente e dos recursos naturais. A adoção de tecnologias sustentáveis, práticas agrícolas responsáveis, e políticas de gestão integrada dos recursos hídricos podem ajudar a conciliar a expansão econômica com a preservação dos recursos hídricos. Investir em infraestruturas para coleta e tratamento de água, promover a conscientização pública sobre a importância da conservação da água e implementar regulamentações rigorosas para controlar a poluição são passos cruciais para garantir a sustentabilidade a longo prazo.

Além disso, a colaboração internacional é essencial para lidar com desafios globais relacionados à água. Compartilhar conhecimentos, tecnologias e melhores práticas entre nações pode catalisar soluções inovadoras e sustentáveis para a gestão dos recursos hídricos em diferentes escalas.

Em resumo, a correlação entre a expansão econômica e a exploração desmedida de recursos hídricos é um dilema contemporâneo que exige uma abordagem equilibrada e sustentável. Ao adotar práticas responsáveis e promover a conscientização, podemos preservar nossos preciosos recursos hídricos enquanto continuamos a prosperar economicamente, garantindo um futuro melhor para todos.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

De acordo com o texto, qual é um dos setores que mais consome água e contribui para a exploração desmedida de recursos hídricos?
A) Setor de transporte público.
B) Setor de tecnologia da informação.
C) Setor agrícola e industrial.
D) Setor de turismo.

QUESTÃO 2

O que o texto destaca como um desafio específico em países em desenvolvimento em relação à exploração desmedida de recursos hídricos?
A) Abundância de tecnologias sustentáveis.
B) Falta de acesso a práticas agrícolas modernas e tecnologias sustentáveis.
C) Restrições governamentais rígidas.
D) Excesso de água potável.

QUESTÃO 3

Discorra sobre o papel da educação e conscientização pública na promoção da conservação dos recursos hídricos, destacando exemplos práticos mencionados no texto.

QUESTÃO 4

Como você acredita que o equilíbrio entre crescimento econômico e preservação dos recursos hídricos pode ser alcançado de maneira eficaz em nossa sociedade atual, considerando os desafios mencionados no texto?

AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0414) Correlacionar a expansão econômica com a exploração desmedida de recursos hídricos em diferentes escalas.
Referencial Teórico

TUNDISI, J.G. Recursos Hídricos no Futuro: problemas e soluções. Estudos Avançados (USP. Impresso), v. 16/07/2008.

TUNDISI, J. G. Novas perspectivas para a gestão de recursos hídricos. Revista USP, [S. l.], n. 70, p. 24-35, 2006. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i70p24-35. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13529. Acesso em: 11 out. 2023.

DC Goiânia EJA – 2023