You are currently viewing Geografia – Como melhorar o ar que respiramos?

Geografia – Como melhorar o ar que respiramos?

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fotos grátis de Poluição
Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2016/06/30/13/14/smog-1488984_960_720.jpg, acesso em 01 de junho de 2022.

Ar puro, por favor! A poluição atmosférica é um problema ambiental que, além de causar danos ao meio ambiente, traz sérios riscos à saúde das pessoas.  É possível melhorar a qualidade do ar que respiramos ao adotarmos diversas atitudes, tanto nas áreas urbanas como rurais, em resposta ao problema ambiental representado pela poluição atmosférica.

Algumas medidas efetivas para combater a poluição atmosférica incluem: evitar queimadas em lavouras, pastagens e florestas; privilegiar métodos naturais no controle de pragas agrícolas em vez de agrotóxicos; preservar e recuperar florestas e outras áreas de matas nativas; instalar equipamentos de filtragem em chaminés industriais e escapamentos de veículos para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera; e substituir combustíveis fósseis por fontes de energia menos poluentes e menos agressivas ao meio ambiente, como a energia solar e eólica.

Segue exemplos práticos para diminuir a poluição atmosférica como: evitar queimadas em lavouras, pastagens e florestas. Além de ser uma prática agrícola prejudicial, a queima contribui para a emissão de gases poluentes na atmosfera, prejudicando a qualidade do ar. Outro exemplo seria adotar métodos naturais no controle de pragas agrícolas em vez de agrotóxicos também se revela uma estratégia eficaz, reduzindo a liberação de substâncias químicas nocivas no ar.

A preservação e recuperação de florestas e áreas de matas nativas são alicerces essenciais na luta contra a poluição atmosférica. Esses ecossistemas desempenham um papel crucial na absorção de dióxido de carbono e na produção de oxigênio, contribuindo para equilibrar a composição atmosférica. Além disso, instalar equipamentos de filtragem em chaminés industriais e escapamentos de veículos é imperativo para reduzir a emissão de poluentes atmosféricos decorrentes de atividades industriais e de transporte.

A substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis, como solar e eólica, é uma estratégia-chave na promoção de uma atmosfera mais limpa e sustentável. Essas alternativas energéticas são menos poluentes e menos agressivas ao meio ambiente, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Portanto, a conscientização e a implementação de medidas práticas são essenciais para enfrentar o desafio da poluição atmosférica. A busca por soluções inovadoras e sustentáveis não apenas melhora a qualidade do ar que respiramos, mas também preserva o planeta para as gerações futuras.

Agora vamos às questões

QUESTÃO 1

Quais são as causas da poluição do ar? o que torna o ar difícil para a respiração?
A) As principais causas da poluição do ar incluem o aumento das áreas verdes urbanas e a queima de resíduos sólidos. O ar torna-se difícil para a respiração devido à presença excessiva de ozônio na atmosfera.
B) A poluição do ar é causada principalmente pela emissão de poluentes atmosféricos provenientes de atividades industriais, queima de combustíveis fósseis e desmatamento. O ar difícil para a respiração resulta da presença elevada de partículas finas e gases tóxicos.
C) Queimadas em florestas e o excesso de iluminação artificial são as principais causas da poluição do ar. A dificuldade respiratória é causada pela presença excessiva de dióxido de nitrogênio.
D) O uso excessivo de produtos químicos na agricultura e a falta de ventilação são fatores determinantes na poluição do ar. A dificuldade respiratória decorre principalmente da concentração elevada de vapor d’água na atmosfera.

QUESTÃO 2

Destaque e explique algumas ações/atitudes que são possíveis para melhorar a qualidade do ar.

A) A redução do consumo de frutas cítricas e a utilização de métodos químicos intensivos na agricultura.
B) O aumento do desmatamento para a expansão agrícola e o estímulo ao uso de combustíveis fósseis na indústria.
C) A promoção do plantio de árvores e a preferência por meios de transporte sustentáveis, como bicicletas e transporte público.
D) O descarte inadequado de resíduos sólidos e a queima de lixo, promovendo assim a degradação do ar.

QUESTÃO 3

Procure se informar sobre outras soluções para melhorar o ar que respiramos.

QUESTÃO 4

Pense na frase: “Mais bikes e menos poluição do ar”. Sua cidade possui ciclovias para bicicletas? Converse com seus colegas sobre como isso pode melhorar o trânsito e o meio ambiente do lugar onde você mora ?

Saiba mais acessando o vídeo a seguir

Canal Geowerllen – Bora de bike, ar mais puro!

Autoria:Werllen Pires
Formação:Geografia
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0517) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática em diferentes níveis de escala.
Referências bibliográficas:TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.
Matriz Estruturante EJA 2022.