You are currently viewing Geografia – Bacias hidrográficas no Brasil

Geografia – Bacias hidrográficas no Brasil

Olá! Esta aula de Geografia é destinada aos estudantes da 5ª Série da Eaja.

Temática – Geografia – Bacias hidrográficas no Brasil. Rio das mortes, ponte de nova xavantina – MT. Arquivo pessoal do prof. Werllen

Este estudo pretende mostrar as bacias hidrográficas do Brasil, o uso dos recursos hídricos em diferentes escalas e a utilidade e importância dos rios.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Bacias hidrográficas no Brasil

GEOGRAFIA| 5ª SÉRIE | Eaja | PROF.: WERLLEN

Bacias hidrográficas no Brasil

Olá, tudo bem? Você gosta de rio? Gosta de nadar ou pescar em rios? Vamos conhecer um pouco destes rios brasileiros através deste tema. O Brasil possui muitos rios, que se distribuem por várias bacias hidrográficas. O que são bacias hidrográficas? São áreas drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. Desde a nascente até a foz dos cursos de água.

Os rios e as regiões hidrográficas do Brasil

As principais bacias são a Amazônica, a do Paraná, a do Tocantins-Araguaia, a do Uruguai e a do São Francisco. Em 2008, entrou em vigor o Plano Nacional de Recursos Hídricos que agrupou as bacias dos rios principais e dos rios menores próximos em 12 regiões hidrográficas. Observe o mapa abaixo.

Disponível em: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna.

Características das regiões hidrográficas

A região hidrográfica Amazônica abrange cerca de 45% do território brasileiro. A bacia de seu rio principal (Amazonas) abrange o Suriname, a Guiana, a Venezuela, a Colômbia, o Peru, o Equador, a Bolívia e a Guiana Francesa. Os rios dessa região são utilizados para pesca, navegação e para geração de energia elétrica.

Rio Culuene, no estado de Mato Grosso é um afluente do rio Xingu, que faz parte da Bacia Amazônica. É um dos rios mais preservados do Brasil, graças à presença indígena em todo seu curso. Veja na foto abaixo, pescadores que trabalham na captura de peixes, pois eles dependem dessa atividade para sobreviver.

E:\AA PLANOS E ATIVIDADES\NEC TV\NEC 2021\MAPAS IMAGENS\rio koluene - MT.jpg

Rio Culuene – Arquivo pessoal do prof. Werllen- 2018

A região hidrográfica do Paraná é formada principalmente pela Bacia do Paraná e de seus afluentes, como os rios Tietê, Paranapanema, Peixe e Iguaçu. Apresenta grande potencial para a produção de energia elétrica; nela foram construídas dezenas de usinas hidrelétricas que abastecem principalmente o Sudeste brasileiro, sendo a principal delas a de Itaipu. 
A região hidrográfica do Tocantins-Araguaia é a maior bacia hidrográfica totalmente localizada no território brasileiro e a terceira em potencial hidrelétrico do país. Abriga a usina hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará. Abaixo está uma foto do rio Araguaia, com seu afluente, o Rio Garças, na cidade de Barra do Garças, na divisa dos estados de Goiás  /Mato Grosso.

C:\Users\WERLLEN\Pictures\BARRA DO GARÇAS.jpg

Rio Araguaia, encontra com o seu afluente, o Rio Garças, na Cidade de Barra do Garças MT. Arquivo pessoal do prof. Werllen

O rio Uruguai, pertencente à região hidrográfica do Uruguai, marca a divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre o Brasil e a Argentina e entre o Uruguai e a Argentina.

O São Francisco é o principal rio da região hidrográfica de mesmo nome. Apresenta muitas quedas-d’água, que são aproveitadas para gerar energia elétrica. É o único rio perene (permanente) que cruza a região mais seca do Brasil, o Semiárido. Suas águas também são usadas para a irrigação de plantações e para a navegação. 

As regiões hidrográficas do Atlântico Sul, Atlântico Sudeste, Atlântico Leste, Atlântico Nordeste Oriental e Atlântico Nordeste Ocidental abrangem a maior parte das bacias próximas ao litoral Atlântico.

O rio Parnaíba, que compõe a região hidrográfica do Parnaíba, é uma divisa natural entre os estados do Maranhão e do Piauí.

O principal rio da região hidrográfica do Paraguai, de mesmo nome, é navegável, corta o Pantanal do Mato Grosso e deságua no rio Paraná.

Os principais usos da água dos rios no Brasil

D:\Imag\rio das mortes.jpg

Arquivo pessoal do prof.  Werllen Pires, rio das Mortes MT

No Brasil, boa parte das águas dos rios é utilizada no abastecimento de residências, escolas, hospitais, lojas, restaurantes, locais de lazer etc. As águas também podem ser empregadas como matéria-prima na fabricação de diversos produtos, como bebidas e remédios.

Parte importante do volume de água dos rios no país é utilizada na produção de energia elétrica, por meio da construção de barragens que formam grandes lagos artificiais. Nas usinas hidrelétricas, a água represada é aproveitada para movimentar as turbinas que fazem funcionar os geradores de eletricidade. Quando em excesso, a água represada volta ao curso do rio pela abertura das comportas. 

Nas áreas agrícolas, a água é usada para irrigação das plantações, tratamento e consumo dos animais. A água dos rios também é usada para navegação. Como vimos, os rios que mais favorecem essa atividade são os de planície, porque percorrem regiões em que o relevo é relativamente plano, não apresentando quedas-d’água.

O consumo dos recursos hídricos

A água é necessária para a realização de diversas atividades e para a sobrevivência dos seres humanos. Por isso, a carência de água é um dos maiores problemas da humanidade. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece que “todos os povos, quaisquer que sejam seus estágios de desenvolvimento e suas condições sociais e econômicas, têm direito ao acesso à água potável em quantidade e qualidade à altura de suas necessidades básicas” e que o saneamento básico é essencial.

Assim como a ONU, outras organizações também lutam pela melhor distribuição da água no mundo. No entanto, órgãos públicos responsáveis por essa distribuição cobram dos consumidores preços elevados para fornecer água. Outro problema é a existência de práticas agrícolas, industriais e domésticas que podem causar a contaminação das águas superficiais e subterrâneas.

A retirada excessiva da água de determinadas fontes pode também causar problemas em áreas urbanas e ameaçar estruturas e construções. Diante de situações como essas, é necessário pensar em opções sustentáveis para o uso da água.

Confira uma aula na beira do rio, assista ao vídeo abaixo. 

GEOGRAFIA| 5ª SÉRIE | Eaja | PROF.: WERLLEN

Atividades

Agora chegou a sua vez de demonstrar o que aprendeu. Vamos lá!

Questão 01 – Explique em que consiste ou o que é uma bacia hidrográfica? 

Questão 02 – Quais os principais usos das águas dos rios do Brasil?

Questão 03 – Você já esteve em algum rio brasileiro? Diga o nome deste rio e conte como foi a experiência de estar na beira deste rio, o que você fez ali?


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0515) Correlacionar a expansão econômica com a exploração desmedida de recursos hídricos em diferentes escalas. 
Referências: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020