You are currently viewing Geografia – Ásia: domínios morfoclimáticos.

Geografia – Ásia: domínios morfoclimáticos.

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

MONTE EVEREST, na cordilheira do Himalaia, símbolo do relevo asiático.

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/Mount_Everest_as_seen_from_Drukair2_PLW_edit_Cropped.jpg. Acesso em 07 de dezembro de 2023.

Ásia: domínios morfoclimáticos.

Ásia: domínios morfoclimáticos.

Os domínios morfoclimáticos desempenham um papel fundamental na formação da paisagem asiática, contribuindo para a riqueza e complexidade geográfica do maior continente do mundo. Esses domínios, que englobam características climáticas, geomorfológicas e vegetais específicas, são influenciados por fatores como latitude, altitude, proximidade com massas de água e ação humana. A Ásia, portanto, apresenta uma diversidade de paisagens impressionante devido à interação dinâmica desses domínios.

1. Regiões Árticas e Sub Árticas:

No extremo norte da Ásia, os domínios morfoclimáticos árticos e subárticos abrangem vastas tundras, caracterizadas por solos congelados e vegetação rasteira. Essas regiões são fundamentais para entender os impactos das mudanças climáticas na vegetação.

2. Estepe e Deserto:

As vastas planícies da Ásia Central são dominadas por estepe, com vegetação herbácea adaptada a climas continentais. Além disso, os desertos, como o Gobi, exemplificam a aridez e a variabilidade climática na região.

3. Florestas Tropicais:

O sudeste asiático é rico em domínios morfoclimáticos de florestas tropicais, como as encontradas na Indonésia e na Malásia. Destacam a extraordinária biodiversidade dessas áreas e a necessidade urgente de conservação diante das ameaças de desmatamento.

4. Zonas Montanhosas:

A cordilheira do Himalaia, uma das mais altas do mundo, influencia significativamente a morfoclimatologia da Ásia. Os domínios montanhosos oferecem uma ampla gama de condições climáticas e geológicas.

5. Bacias Fluviais:

As grandes bacias fluviais asiáticas, como a do Ganges e Yangtze, moldam as terras por onde passam, influenciando a morfologia do terreno e a distribuição da vegetação. Estudos hidrográficos, examinam as mudanças nos rios asiáticos em resposta a atividades humanas.

6. Ambientes Costeiros e Marinhos:

As extensas costas asiáticas, como as do Mar da China Meridional, abrigam uma variedade de domínios morfoclimáticos costeiros e marinhos. Oceanógrafos, investigam a ecologia marinha, destacando a importância dos recifes de coral na sustentabilidade dos ecossistemas marinhos.

7. Problemas Ambientais:

A presença humana intensiva na Ásia resultou em problemas ambientais, como a poluição do ar e da água. Pesquisadores analisam os impactos desses problemas na qualidade ambiental e na saúde pública, destacando a necessidade de abordagens sustentáveis.

Assim, os domínios morfoclimáticos desempenham um papel crucial na formação da paisagem asiática, proporcionando uma diversidade única de ambientes e desafiando pesquisadores a compreenderem e conservarem essa riqueza natural diante de crescentes pressões ambientais e humanas.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Qual é a importância dos domínios morfoclimáticos na Ásia, conforme discutido no texto?
A) Influenciam apenas o clima na região.
B) Não têm impacto significativo na biodiversidade asiática.
C) Moldam a diversidade geográfica do continente.
D) São irrelevantes para os estudos climáticos.

QUESTÃO 02

Qual é o exemplo citado no texto para ilustrar a biodiversidade das florestas tropicais na Ásia?
A) Deserto de Gobi.
B) Tundra siberiana.
C) Estepe da Ásia Central.
D) Florestas da Indonésia e Malásia

QUESTÃO 03

Explique como os domínios morfoclimáticos na Ásia influenciam as atividades humanas, considerando um exemplo prático.

QUESTÃO 04

Analise a relação entre a preservação ambiental e os desafios enfrentados pelos ecossistemas costeiros na Ásia, utilizando um exemplo específico.


AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0623) Compreender as características dos domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania
Referencial TeóricoAB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial. 2003.

ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  

SANTOS. L. L. O desafio perene da integração na Ásia Central. Disponível em:<http://observatorio.repri.org/2020/05/21/o-desafio-perene-da-integracao-na-asia-central/>. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.

DC Goiânia EJA – 2023.