You are currently viewing Geografia – Antártica e as pesquisas científicas

Geografia – Antártica e as pesquisas científicas

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 6ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Fotos grátis de Antártica
Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2019/02/22/02/52/antarctica-4012756_960_720.jpg, acesso em 22 de dezembro de 2022.

Em 1959, foi assinado o Tratado da Antártica por doze países, estabelecendo que o continente seria utilizado de forma pacífica para a exploração científica em cooperação internacional. O Brasil aderiu a esse tratado em 1975 e, em 1984, inaugurou a Estação Científica Comandante Ferraz. A influência da Antártica no clima da América do Sul é significativa, o que tem motivado pesquisas sobre mudanças climáticas e o equilíbrio do ecossistema.

Essas pesquisas são fundamentais para a previsão de cenários futuros de mudanças climáticas no Brasil, de acordo com o Ministério da Ciência. Além disso, estão sendo desenvolvidas pesquisas que trarão benefícios para áreas como medicina, agricultura e indústria. A Antártica é um laboratório fundamental, sendo o continente mais frio conhecido. As temperaturas extremas podem atingir -65ºC, com um recorde registrado de -89ºC. Esse ambiente oferece oportunidades para o estudo do gelo, da neve, dos animais selvagens, dos efeitos do frio no corpo humano, bem como para estudos astronômicos especiais.

Essas pesquisas impulsionam avanços em áreas como a formulação de medicamentos, desenvolvimento de pesticidas e herbicidas inovadores, além da fabricação de produtos como anticongelantes e protetores solares.

Agora vamos às questões

QUESTÃO 1

Quais as áreas de pesquisa estão sendo desenvolvidas na Antártica?

 QUESTÃO 2

Porque o local é importante laboratório?

 QUESTÃO 3

Comente sobre a participação do Brasil nessas pesquisas feitas na Antártica e o que tem sido relevante até o momento? Previsões de clima.

Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .

YouTube / Canal werllen pires / Pesquisas cientificas na Antártida

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-6a-serie-eja/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAGE0719) Entender a relação da Antártida com a América do Sul e sua importância como local de pesquisas cientificas.
Referencial Teórico
DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Edição, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

Matriz Estruturante EJA 2022.
https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/