You are currently viewing Geografia – Agricultura orgânica e Hortas urbanas.

Geografia – Agricultura orgânica e Hortas urbanas.

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 8ª Série da Eaja.

Temática – Geografia – Agricultura orgânica e Hortas urbanas. Disponível em: <pixabay.com/photo>. Acesso em: 22 de Outubro de 2021.

Esta aula pretende mostrar a importância da agricultura orgânica para a saúde humana e para o meio ambiente e também apresentar a sugestão de hortas urbanas como uma possibilidade a mais de fonte de alimentação.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Agricultura orgânica e Hortas urbanas.

GEOGRAFIA| 8ª SÉRIE | Eaja | PROF.: WERLLEN

Agricultura orgânica e Hortas urbanas

O Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo em sua produção agrícola. A agricultura comercial de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar é a principal consumidora desse tipo de produto. Os agrotóxicos também são usados por muitos agricultores familiares para tentar garantir sua produção agrícola e a renda da família. Estima-se que mais da metade dos alimentos consumidos pela população brasileira está contaminada devido ao uso excessivo e indiscriminado de agrotóxicos. Infelizmente, não há uma fiscalização rigorosa para controlar os agrotóxicos adquiridos e a maneira como eles são utilizados pelos produtores rurais. 

Nos últimos anos, vem crescendo a prática da agricultura orgânica, realizada principalmente por pequenos agricultores. Ela segue um conjunto de ações como: não usar agrotóxicos e fertilizantes químicos, e sim adubos e outros produtos feitos com matéria orgânica; fazer uso racional da água; levar em conta as características da região, produzindo culturas conforme a época etc. Muitos produtos orgânicos são vendidos por um valor maior que o da agricultura convencional, tanto pela produção ser mais trabalhosa como pelo aumento da demanda de mercado. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2015 havia cerca de 11 mil produtores cadastrados e reconhecidos como orgânicos no país, concentrados nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. 

Entenda melhor o assunto

A agricultura orgânica defende que seja dada maior atenção aos aspectos ecológicos envolvidos na atividade agrícola, destacando-se a microbiologia do solo. Os agricultores orgânicos procuram desenvolver culturas sem o uso de agrotóxicos, com a intenção de proteger o meio ambiente, produzir alimentos mais nutritivos e evitar intoxicações de agricultores e consumidores. Por isso, geralmente, a produção dos agricultores orgânicos é consumida por quem busca produtos mais saudáveis. […]

O solo é um elemento fundamental para o funcionamento de qualquer agroecossistema. Ele é tão importante para a agricultura orgânica que um dos lemas desta é “deve-se alimentar o solo e não a planta”, pois ele é a fonte de vida e, quando equilibrado e biologicamente ativo, resulta em plantas, animais e seres humanos saudáveis. […]

A agricultura orgânica também dedica uma atenção especial à manutenção da diversidade dos microorganismos subterrâneos, que, mesmo numerosos, não podem ser vistos a olho nu. […]

Dada a sua importância, os agricultores orgânicos entendem que o solo merece uma proteção especial, principalmente em climas tropicais como o do Brasil. Nesse sentido, além das práticas convencionais de manejo e conservação do solo, são propostas outras técnicas visando preservar e incentivar sua atividade biológica, como a manutenção da sua cobertura, a redução do uso de máquinas agrícolas, a extinção da prática de revolvimento ou aração profunda, a aplicação de adubação verde e outras técnicas alternativas. ROSA, Antônio Vítor. Agricultura e meio ambiente. São Paulo: Atual, 1998. p. 80. 

Agricultura na cidade: as hortas urbanas 

Quando pensamos em espaço urbano, quais elementos vêm à nossa cabeça? Edifícios, casas, ruas, avenidas, carros, pessoas. As áreas verdes de uma cidade são geralmente pouco lembradas, muito menos aquelas destinadas ao cultivo de alimentos. O espaço urbano é primeiramente associado ao local das atividades industriais, comerciais, de serviços, enquanto relacionamos o predomínio das atividades agrícolas ao espaço rural. 

No entanto, certas formas do uso do solo no espaço urbano estão sendo revalorizadas e recriadas em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil. Há o cultivo de hortas em diferentes locais, como em terrenos ociosos ou embaixo de grandes linhas de energia elétrica. Leia o texto abaixo, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), sobre hortas no perímetro urbano. 

Segurança alimentar e nutricional 

O cultivo de frutas e hortaliças nas cidades e seus arredores aumenta a oferta de produtos frescos e nutritivos e melhora o acesso econômico dos pobres aos alimentos. […] A horticultura urbana e periurbana ajuda as cidades em desenvolvimento a enfrentar desafios. Primeiro, contribui para o fornecimento de produtos frescos, nutritivos e disponíveis o ano todo. Segundo, melhora o acesso econômico dos pobres aos alimentos quando a produção familiar de frutas e hortaliças reduz os gastos com alimentos e quando os produtores obtêm renda com as vendas. FAO. Cidades mais verdes – segurança alimentar e nutricional. Disponível em: . Acesso em: 8 nov. 2017. 

As hortas urbanas podem ser encontradas em vários países, inclusive os com maior desenvolvimento. Veja uma experiência realizada em Detroit, nos Estados Unidos.

                                     Disponível em DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna.

Projetos de horta urbana têm ganhado fôlego no país, mas em North End o negócio ganhou contornos mais radicais, baseado em um modelo alternativo de crescimento de bairros que posiciona a agricultura no centro do desenvolvimento de uso misto. O foco é unir agricultura local, residências, lazer, trabalho e todas as amenidades da vida em cidade. No coração do bairro, em meio ao que antes eram casas abandonadas e terra vaga, cresce uma horta de 30 mil metros quadrados, o equivalente a quatro campos de futebol.

Dessa estrutura verdejante saem 300 variedades de vegetais frescos, que abastecem gratuitamente 2 000 famílias e igrejas locais. […] Além do desenvolvimento da área de cultivo, a empreitada também envolveu a reforma de dois prédios da região que agora servem de centro de educação sobre agricultura urbana e projetos socioculturais voltados para a vida comunitária.

Disponível em DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna.

Atividades

Agora chegou o seu momento para mostrar o que aprendeu. Responda as questões abaixo:

Questão 1 – Quais são as vantagens proporcionadas pelas hortas urbanas? 

Questão 2 – Você vive em uma cidade? Há alguma horta onde você vive?

Questão 03 – O que você entendeu por agricultura orgânica?

Questão 04 – Você ou sua família já visitaram ou compraram produtos orgânicos? Como foi a experiência, o que vocês acharam da qualidade dos produtos? Você acha importante consumir esse tipo de produto da agricultura orgânica?


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0817) Compreender o conceito de agronegócio e de agricultura familiar junto à cadeia produtiva nacional e regional.
(EAJAGE0818) Analisar os níveis da produção de alimentos no contexto do agronegócio e suas consequências socioambientais.
Referências: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.
TORREZANI, Neiva Camargo, vontade de saber: geografia. Quinteto Editorial, 1ª Edição. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental, séries finais 6º ano.