You are currently viewing Geografia – África, aspectos físicos e agricultura

Geografia – África, aspectos físicos e agricultura

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 6ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Momento tradicional do café

Disponível em: https://media.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/2019/07/cafe-etiopia-1024×768-cd133c40.jpeg, Acesso em 18, nov, 2022.

A agricultura desempenha um papel fundamental na economia da África, envolvendo a maioria da população. Dentre os países africanos, a Etiópia se destaca na produção agrícola, sendo o quinto maior exportador mundial de café. Além disso, a Etiópia é a maior produtora de café do continente.

Visando aumentar sua produção, a Etiópia está implementando reformas tanto na produção quanto na comercialização do café, com o objetivo de triplicar sua produção nos próximos cinco anos. Para isso, estão sendo realizadas a substituição de árvores antigas e o corte de árvores existentes, permitindo que novos galhos brotem e substituam as árvores envelhecidas, que se tornam menos produtivas ao longo do tempo.

Atualmente, a Etiópia exporta a maior parte de seus grãos para a Europa e os Estados Unidos. No entanto, o país está buscando explorar novos mercados na Ásia, em especial na China, Coreia do Sul e Japão. Acredita-se que a China tenha o potencial de receber metade das exportações de café da Etiópia, abrindo oportunidades para expansão e diversificação dos negócios.

Abaixo, pés de café!

File:Plantação de café (1) 03.jpg
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/da/Planta%C3%A7%C3%A3o_de_caf%C3%A9_%281%29_03.jpg/450px-Planta%C3%A7%C3%A3o_de_caf%C3%A9_%281%29_03.jpg?20220131193726, acesso em 18 novembro, 22.

Agora vamos às questões

QUESTÃO 1

África tem variedade de paisagens? Por qual motivo geográfico?

 QUESTÃO 2

Pesquise o nome de alguns climas presentes na África e escreva-os aqui.

 QUESTÃO 3

Faça uma relação entre o clima e a atividade agrícola. Como estes dois elementos contribuem para a economia agrícola da Etiópia, especialmente na plantação de café?

 QUESTÃO 4

Curiosidade: onde surgiu o café? qual sua origem? Pesquise.

Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .

Youtube / canal werllen pires / África – Agricultura

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-6a-serie-eja/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAGE0721) Caracterizar os aspectos físico-naturais da América Latina e da África e os processos formativos das paisagens.
Referencial Teórico
DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Edição, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

https://www.cafepoint.com.br/noticias/giro-de-noticias/etiopia-pode-triplicar-producao-de-cafe-em-cinco-anos-212602/#.

Matriz Estruturante EJA 2022.