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Geografia – A Regionalização do Brasil.

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.

Temática – Geografia – A Regionalização do Brasil. Região Centro-Oeste. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/região brasileira/recursos/145943>. Acesso em: 25 de junho de 2021.

Na aula de hoje vamos compreender o conceito de região, a importância de regionalizar o território e como está organizada a regionalização do Brasil.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – A Regionalização do Brasil.

7ª SÉRIE | Eaja |GEOGRAFIA| PROF.: WERLLEN

A Regionalização do Brasil.

Região e regionalização

Cada uma das partes de um território tem necessidades distintas quanto a sua gestão, pois as atividades exercidas em cada uma delas dependem de infraestruturas e investimentos diferentes. O mesmo ocorre com a população que habita esses lugares – ela também depende de uma atuação atenta dos gestores para ter suas distintas necessidades atendidas.

Para aperfeiçoar a gestão do território, é possível regionalizá-lo de acordo com determinado(s) critério(s), isto é, delimitar áreas que reúnem características semelhantes em relação ao critério adotado. Cada uma dessas áreas é denominada região.  Os critérios que definem a regionalização podem ser escolhidos de acordo com os objetivos ou os interesses de quem a propõe. Podem ser naturais, históricos, culturais, políticos, sociais, econômicos ou, ainda, uma composição de vários desses aspectos.

Regionalização brasileira oficial

A regionalização é usada para descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais, e ainda para coletar dados e realizar estudos sobre determinado território.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já realizou algumas regionalizações do território brasileiro (a mais recente é de 1990).  A regionalização oficial do Brasil divide o território em cinco grandes regiões, também chamadas macrorregiões. (veja no mapa a seguir).

É importante lembrar que as regiões se relacionam entre si e não devem ser consideradas unidades isoladas.

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Disponível em:  DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º . PNLD 2020., p.56.

Ler o mapa – O estado onde você mora pertence a qual das macrorregiões? (Volte ao mapa para conferir).

Para essa divisão, o IBGE agrupou os estados segundo uma combinação de aspectos naturais, sociais e econômicos. Note que os limites das regiões coincidem com os limites dos estados. Isso visa facilitar os estudos estatísticos e a destinação de verbas governamentais para o desenvolvimento de projetos regionais específicos.

As regionalizações do IBGE

A primeira regionalização oficial do Brasil, elaborada pelo IBGE e estabelecida em 1942, delimitava as regiões de acordo com suas características naturais. Ela foi modificada em anos posteriores por causa de alterações na configuração territorial do país, pois foram criados e extintos territórios federais.

Em 1970, tomando-se como base critérios naturais e econômicos, foi divulgada uma nova divisão oficial, com regiões que se assemelham às que conhecemos hoje. Depois, algumas regiões sofreram modificações por causa de alterações na divisão política do país: união dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro (1974), formando o atual estado do Rio de Janeiro; criação dos estados de Mato Grosso do Sul (1977) e do Tocantins (1988); elevação dos territórios federais de Rondônia (1981), Amapá e Roraima (1988) à categoria de estado; anexação do território de Fernando de Noronha ao estado de Pernambuco (1988).

Atividades

Agora chegou o seu momento para mostrar o que aprendeu. Responda de acordo com o texto e o mapa.

Sobre a regionalização do território brasileiro, responda:

Questão 1 – Explique o que você entendeu sobre o termo região.

Questão 2 – Qual é a finalidade de regionalizar o território, ou seja, para que ela é usada?

Questão 3 – Na atualidade, o Brasil está dividido em quantas macrorregiões? Quais são elas?

Questão 4 – Em qual macrorregião você mora? Quais características específicas dessa região estão relacionadas ao seu modo de vida?


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0601) Analisar as diferentes territorialidades nacionais a partir da contextualização no cotidiano.
Referências:DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.