You are currently viewing Geografia – A globalização e suas características

Geografia – A globalização e suas características

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/04/23/19/30/earth-2254769_1280.jpg. Acesso em 04 de abril de 2023.

A globalização e suas características

A globalização é um processo complexo que envolve a interconexão de países, economias, culturas e pessoas em todo o mundo. Embora a globalização tenha diferentes interpretações, em geral, ela é caracterizada por um aumento da interdependência e da interação entre os países.

Uma das principais características da globalização é a abertura dos mercados internacionais, o que permite o livre fluxo de bens, serviços e capital entre os países. Isso significa que as empresas podem expandir suas operações para além das fronteiras nacionais, buscando novos mercados e oportunidades de investimento. Por outro lado, os consumidores têm acesso a uma ampla variedade de produtos e serviços de diferentes partes do mundo.

Além disso, a globalização também é caracterizada por uma intensificação da competição global. À medida que as empresas se expandem para novos mercados, elas enfrentam concorrentes locais e internacionais, o que aumenta a pressão para melhorar a qualidade, a eficiência e a inovação de seus produtos e serviços.

A globalização também tem um forte impacto nas relações de trabalho e nas condições laborais. À medida que as empresas se expandem para países com custos de mão de obra mais baixos, elas podem enfrentar críticas por explorar trabalhadores em condições precárias. Por outro lado, a globalização também pode proporcionar aos trabalhadores novas oportunidades de emprego em empresas multinacionais.

A globalização também tem um impacto significativo nas culturas e identidades nacionais. À medida que as pessoas se deslocam entre os países e as culturas se misturam, algumas pessoas podem sentir que suas tradições e valores estão ameaçados. Por outro lado, a globalização também pode levar a uma maior compreensão e apreciação das diferenças culturais, bem como a uma maior tolerância e aceitação das diferenças.

A globalização é um processo complexo que envolve uma série de mudanças e desafios em diferentes áreas. Embora tenha suas vantagens, a globalização também pode ter consequências negativas, como a desigualdade econômica, o empobrecimento cultural e a exploração dos trabalhadores. Por isso, é importante pensar em políticas e estratégias que maximizem os benefícios da globalização e minimizem seus efeitos negativos.

Por fim, a globalização tem levado a um aumento das desigualdades econômicas em todo o mundo. Embora a globalização tenha trazido muitos benefícios econômicos para os países e as pessoas que conseguiram se adaptar e aproveitar as oportunidades criadas, também tem deixado muitas pessoas para trás. Isso ocorre porque a globalização pode criar desigualdades na distribuição de riqueza e oportunidades entre os países e dentro dos países.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Qual das seguintes afirmações melhor descreve uma característica da globalização?

(A) Ela enfatiza a importância de manter as identidades culturais locais

(B) Ela reduz a interdependência econômica entre as nações