You are currently viewing Geografia – A formação dos espaços geográficos em Goiás.

Geografia – A formação dos espaços geográficos em Goiás.

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 6ª Série da Eaja.

Temática – Geografia – A formação dos espaços geográficos em Goiás. Disponível em; <pixabay.com/photo>. Acesso em: 22 de Junho de 2021.

Na aula de hoje você aprenderá sobre o os espaços geográficos de Goiás, a partir da ocupação humana.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – A formação dos espaços geográficos em Goiás.

6ª SÉRIE | Eaja |GEOGRAFIA| PROF.: WERLLEN

A ocupação humana em Goiás e a construção dos espaços Geográficos

O espaço geográfico é o resultado da relação do homem com a natureza. Vejam como a ocupação humana em Goiás promoveu a formação dos espaços geográficos.

Até o início do século XVIII, o território goiano fazia parte da capitania de São Paulo. Naqueles tempos, a área onde hoje é o Estado de Goiás era habitada por dezenas de povos indígenas, como os Karajá, os Tapuia, os Caiapó, os Xavante e os Avá-canoeiro. As terras que hoje formam o Brasil e todas as riquezas naturais encontradas aqui pertenciam ao Rei de Portugal. Lembre-se que os portugueses colonizaram o Brasil e ocuparam essas terras a partir do ano de 1.500. 

Em 1722, por ordens do reinado de Portugal, houve uma missão dos bandeirantes em adentrar o território em busca de pedras preciosas, principalmente ouro. Nessa missão, o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva partiu de São Paulo com sua tropa e encontrou jazidas de ouro nas proximidades do Rio Vermelho, onde viviam os indígenas Goyá. No ano seguinte ele se mudou para essa região e auxiliou na fundação de vários povoados. O Rio Vermelho é aquele que passa dentro da atual cidade de Goiás, antiga capital do Estado. Em 1750 se chamava Vila Boa de Goyaz.  Também chamada popularmente de “Goiás-Velho”.

Os primeiros povoados de Goiás foram criados perto das minas de ouro.  

Aqui está um exemplo de espaço geográfico a partir da ocupação humana: em certo local da natureza existem os minérios, o ser humano aparece no local e começa a explorar estes minérios para seus fins econômicos, a partir disso, o local ou a área se altera e é formado um espaço geográfico.  A cidade hoje conhecida por Pirenópolis foi fundada em 1730 e era chamada de Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte. O nome está se referindo às minas de ouro. Também se percebe a influência religiosa no nome desta cidade “nossa senhora do rosário”. Isso se deve ao fato da força católica aliada ao poder das conquistas territoriais.

Nessa direção os espaços geográficos de Goiás foram sendo formados, começando pela mineração, mais adiante com a ocupação por agropecuaristas (criador de gado e plantadores de lavouras). As áreas verdes, principalmente a vegetação cerrado, foram dando lugar às lavouras e aos pastos, resultando em novas paisagens das terras de Goiás.

Agora chegou o seu momento para mostrar o que aprendeu. Responda de acordo com o texto estudado.

Atividade

Questão 1 – Como se define o espaço geográfico?

Questão 2 – Explique o exemplo de que a ocupação humana gerou espaço geográfico em Goiás.

Questão 3 – Como os espaços geográficos foram sendo formados e quais os resultados disso?


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0502) Analisar as formações dos espaços geográficos em Goiás a partir da ocupação humana.
Referências: OLIVEIRA, Ivanilton José. Geografia de Goiás. Ensino Fundamental. Tadeu Arrais. São Paulo, Editora Scipione. 2ª Edição, 2011.