You are currently viewing Geografia – A formação do cerrado

Geografia – A formação do cerrado

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O cerrado, conhecido como savana brasileira, ocupa grande parte da região central do Brasil. A vegetação é composta por galhos e troncos retorcidos, arbustos médios espaçados e é marcada por um clima com duas estações distintas: verão chuvoso e inverno seco.

Parque nacional chapada dos veadeiros – Goiás

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/47/Cerrado_-Parque_Nacional_Chapada_dos_veadeiros.jpg/640px-Cerrado-_Parque_Nacional_Chapada_dos_veadeiros.jpg

O Cerrado goiano, vasto bioma que ocupa grande parte do estado de Goiás, é profundamente influenciado por diversos fenômenos naturais que desempenham papéis significativos em seu cotidiano. A sazonalidade climática, marcada por períodos de seca e chuva, exerce impacto direto na flora e fauna locais. As chuvas intensas, típicas do verão, alimentam os rios que cortam a região, contribuindo para a formação de importantes ecossistemas aquáticos.

A topografia, caracterizada por planaltos e chapadas, é outro fenômeno natural determinante. Essas características geográficas influenciam na distribuição de vegetação, fauna e até mesmo na disponibilidade de água, moldando a biodiversidade única do Cerrado goiano. O solo, em sua composição variada, desempenha papel crucial na sustentação da vegetação típica, adaptada a condições específicas de nutrientes e umidade.

Além disso, a incidência de queimadas, fenômeno natural recorrente, é uma força modeladora do Cerrado. Embora muitas vezes associadas a atividades antrópicas, as queimadas são também parte do ciclo natural do bioma, influenciando na renovação de vegetações adaptadas ao fogo. Contudo, o uso inadequado do fogo pode representar uma ameaça ao equilíbrio do ecossistema.

A interação desses fenômenos naturais contribui para a singularidade do Cerrado goiano, influenciando diretamente na composição de sua biodiversidade e na forma como as comunidades humanas locais se relacionam com o ambiente. Compreender esses elementos é fundamental para promover a conservação e o manejo sustentável desse ecossistema, assegurando a preservação de sua rica diversidade biológica e cultural ao longo do tempo.

Agora vamos às questões

QUESTÃO 1

 Quais as características do domínio do Cerrado?

 QUESTÃO 2

A vegetação do cerrado já foi bastante destruída com o desmatamento. Quais são as atividades que mais contribuíram para a destruição ou devastação do Cerrado.

 QUESTÃO 3

Qual é o papel das queimadas no Cerrado goiano, conforme abordado no texto?

A) As queimadas são prejudiciais, não desempenhando papel relevante no ecossistema.

B) As queimadas são fenômenos exclusivamente provocados pelo homem, não possuindo relação com a natureza.

C) As queimadas são parte integrante do ciclo natural, contribuindo para a renovação de vegetações adaptadas ao fogo.

D) As queimadas ocorrem devido à influência de furacões e tempestades tropicais na região do Cerrado.

 QUESTÃO 4

Quais são alguns dos fenômenos naturais mencionados no texto que influenciam diretamente o Cerrado goiano?

A) Tornado e tsunami.
B) Sismos e erupções vulcânicas.
C) Sazonalidade climática e topografia peculiar.
D) Desertificação e auroras boreais.

 QUESTÃO 5

Pesquise animais do cerrado que estão ameaçados de extinção.


Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .

Canal Geowerllen – “O Cerrado” . Acesso em: 09 junho de 2022.

Autoria:Werllen Pires
Formação:Geografia
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0518) Identificar fenômenos naturais que influenciam no cotidiano e suas contribuições para a formação do Cerrado goiano.
Referências bibliográficas:AB’SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo, Ateliê Editorial, 2003.

Matriz Estruturante EJA – 2022