You are currently viewing Língua Portuguesa – Gêneros textuais midiáticos e elementos de persuasão.

Língua Portuguesa – Gêneros textuais midiáticos e elementos de persuasão.

Olá, estudantes! Hoje iremos fazer a leitura de alguns textos que circulam no campo jornalístico-midiático. Também faremos reflexões sobre os discursos e os sentidos construídos durante a comunicação e a interação entre autor, texto e leitor.
Lembre-se: para que possamos melhor participar das relações sociais, das relações de trabalho e cidadania, é importante que ampliarmos nossos conhecimentos pela prática de leitura, pois, ao longo da vida e formação integral, somos sujeitos críticos em constante aprendizagem.
Para início de conversa, lembre-se que, a linguagem jornalística e midiática utilizada pelo locutor, tem como objetivo principal persuadir o interlocutor, atrair sua atenção e leva-lo a convencer-se de algo.


Atividade 1

Para compreender melhor o sentido de persuasão, acesse o link abaixo e faça a leitura do texto “Linguagem e persuasão” de Luana Castro.

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/linguagem-persuasao.htm


Atividade 2

Acesso o link e veja, com atenção, o anúncio de publicidade disponibilizado.

Após a leitura e observação atenta do anuncio de publicidade responda, no caderno, as questões abaixo:

  1. Qual o objetivo da publicidade ao anunciar um produto?
  2. A que público se dirige esse anúncio?
  3. Qual é a ideia principal anunciada?
  4. Quais os recursos imagéticos foram utilizados para atrair a atenção das pessoas?
  5. O anúncio pode ser tido veiculado por quais suportes?
  6. Que expressão é utilizada com o objetivo de abordar o consumidor de maneira individual para que este se sinta especial?
  7. A intenção dessa linguagem persuasiva é convencer o consumidor pelo estímulo da vontade, do desejo e consciência da necessidade que será suprida pelo produto. Identifique, no anúncio, expressões ou imagens que comprovam essa afirmação.

Atividade 3

Leia, a seguir, o anúncio de propaganda do Governo Federal.

Fonte: https://s2.glbimg.com/UgUZFFsgAhgchMTuYZ5qLOdcljA=/0x0:752×1024/984×0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/w/F/ZI07AXQFq0Ak5hW3w84g/whatsapp-image-2020-04-09-at-19.52.19.jpeg

Após observar as partes verbal e imagética do texto, responda no caderno:

  1. Quem é o público-alvo?
  2. Com suas palavras, comente sobre a mensagem veiculada nesse texto.
  3. A palavra “Atenção” tem um destaque maior no texto. Por que isso acontece?
  4. Quais as palavras do texto foram usadas como formas linguísticas de valor semântico negativo? Explique a importância dessas palavras na construção do texto.
  5. Que imagem aparece no texto e o que ela representa?
  6. É possível afirmar que esse anúncio tem por objetivo vender um produto? Por quê?

Atividade 4

A charge é um texto que pode ser construído por meio de palavras e desenhos que, pelo humor, critica algum acontecimento da nossa atualidade. Geralmente aborda temas sociais e políticos. São publicadas em jornais, revistas, etc. A estrutura desse gênero textual jornalístico é uma narrativa de humor, ironia, crítica que se mantem pela ambiguidade das palavras e imagens.

Continue nessa aventura que é a leitura. Leia e observe a charge a seguir.


Componente(s)
Curricular(res)
Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0703) Comparar variados anúncios, folhetos e propagandas publicitárias.
(EAJALP0704) Compreender a crítica e o humor de tirinhas, charges e memes.
(EAJALP0706) Identificar o uso de recursos persuasivos nos textos jornalísticos variados e seus efeitos de sentido.
(EAJALP0818) Compreender em textos multissemióticos os seguintes efeitos de sentido: humor, ironia e/ou crítica, ambiguidade, clichês, recurso iconográfico, etc.
ProfessorasSandrelli Santana dos Passos
Nandes Evangelista de Sousa
Instituição
Educacional
Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni
CREJarbas Jaime

EAJA – Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries