Olá, estudantes! Hoje iremos fazer a leitura de alguns textos que circulam no campo jornalístico-midiático. Também faremos reflexões sobre os discursos e os sentidos construídos durante a comunicação e a interação entre autor, texto e leitor.
Lembre-se: para que possamos melhor participar das relações sociais, das relações de trabalho e cidadania, é importante que ampliarmos nossos conhecimentos pela prática de leitura, pois, ao longo da vida e formação integral, somos sujeitos críticos em constante aprendizagem.
Para início de conversa, lembre-se que, a linguagem jornalística e midiática utilizada pelo locutor, tem como objetivo principal persuadir o interlocutor, atrair sua atenção e leva-lo a convencer-se de algo.
Atividade 1
Para compreender melhor o sentido de persuasão, acesse o link abaixo e faça a leitura do texto “Linguagem e persuasão” de Luana Castro.
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/linguagem-persuasao.htm
Atividade 2
Acesso o link e veja, com atenção, o anúncio de publicidade disponibilizado.
Após a leitura e observação atenta do anuncio de publicidade responda, no caderno, as questões abaixo:
- Qual o objetivo da publicidade ao anunciar um produto?
- A que público se dirige esse anúncio?
- Qual é a ideia principal anunciada?
- Quais os recursos imagéticos foram utilizados para atrair a atenção das pessoas?
- O anúncio pode ser tido veiculado por quais suportes?
- Que expressão é utilizada com o objetivo de abordar o consumidor de maneira individual para que este se sinta especial?
- A intenção dessa linguagem persuasiva é convencer o consumidor pelo estímulo da vontade, do desejo e consciência da necessidade que será suprida pelo produto. Identifique, no anúncio, expressões ou imagens que comprovam essa afirmação.
Atividade 3
Leia, a seguir, o anúncio de propaganda do Governo Federal.
Após observar as partes verbal e imagética do texto, responda no caderno:
- Quem é o público-alvo?
- Com suas palavras, comente sobre a mensagem veiculada nesse texto.
- A palavra “Atenção” tem um destaque maior no texto. Por que isso acontece?
- Quais as palavras do texto foram usadas como formas linguísticas de valor semântico negativo? Explique a importância dessas palavras na construção do texto.
- Que imagem aparece no texto e o que ela representa?
- É possível afirmar que esse anúncio tem por objetivo vender um produto? Por quê?
Atividade 4
A charge é um texto que pode ser construído por meio de palavras e desenhos que, pelo humor, critica algum acontecimento da nossa atualidade. Geralmente aborda temas sociais e políticos. São publicadas em jornais, revistas, etc. A estrutura desse gênero textual jornalístico é uma narrativa de humor, ironia, crítica que se mantem pela ambiguidade das palavras e imagens.
Continue nessa aventura que é a leitura. Leia e observe a charge a seguir.
Componente(s) Curricular(res) | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0703) Comparar variados anúncios, folhetos e propagandas publicitárias. (EAJALP0704) Compreender a crítica e o humor de tirinhas, charges e memes. (EAJALP0706) Identificar o uso de recursos persuasivos nos textos jornalísticos variados e seus efeitos de sentido. (EAJALP0818) Compreender em textos multissemióticos os seguintes efeitos de sentido: humor, ironia e/ou crítica, ambiguidade, clichês, recurso iconográfico, etc. |
Professoras | Sandrelli Santana dos Passos Nandes Evangelista de Sousa |
Instituição Educacional | Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni |
CRE | Jarbas Jaime |
EAJA – Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries