You are currently viewing Arte, História e Língua Portuguesa – Gênero Textual: Música

Arte, História e Língua Portuguesa – Gênero Textual: Música

Olá! Como você está? Todos nós passamos por grandes mudanças nos últimos meses. Os fatores de risco causados pela COVID-19 nos levaram a ficar em casa, em isolamento social, ou em solidão? Sabemos que homens e mulheres, em todas as fases do ciclo da vida, casados e solteiros, pessoas empregadas e desempregadas, ou mesmo pessoas que residem em meios rurais e urbanos podem sofrer de isolamento social em algum momento da vida. São vários os fatores de risco que podem levar a isso. Mas, se você está só hoje, seja a melhor companhia de alguém!


ATIVIDADE 1

Você recebeu muitos vídeos e mensagens de WhatsApp pelo celular? Você conseguiu perceber que mesmo distantes estivemos conectados e pertos? Quero que você pense naquele vídeo que te conectou com os sentimentos de afeto, trouxe a memória a saudade de um abraço apertado ou a vontade de estar perto de alguém especial. Para isso, vamos assistir o vídeo abaixo, que recebi de uma amiga, e que causou em mim esses sentimentos. Por isso, quero compartilhá-lo com vocês na aula de hoje.

Clique no link e assista ao vídeo: “O mar ensina”. Nesse vídeo, o poeta: Allan Dias Castro fala da possibilidade de transformar tristeza em mar é enxergar no horizonte um motivo para continuar remando. Produzido pelo seu Canal: VOZ AO VERBO.

“VOZ AO VERBO 69 – o mar ensina” – Canal: allan dias castro
Link: https://www.youtube.com/watch?v=7oD5hFkk8ZM

Agora, vamos refletir sobre o vídeo.

– O que você achou do vídeo? 

– Você concorda que enquanto sociedade, teremos que fazer a nossa parte para ajudar a combater o isolamento social e a solidão?

Por exemplo: Todos temos o dever de criar espaços e oportunidades para as pessoas participarem em atividades sociais, culturais, recreativas, desportivas e espirituais.

– As ajudas podem manifestar-se a diferentes níveis. Mas, qual é o momento ideal para tomar uma atitude? 

Para fixar a sua opinião, faça uma lista, no seu caderno, de 5 coisas que você pode fazer hoje?

Vamos revisar o que é o Gênero Textual: Lista. (Características): É um texto que deve apresentar itens que se referem a um determinado conteúdo, como: Lista de compras, tarefas do dia a dia, afazeres de casa, materiais escolares, lista telefônica, entre outros…

Para que serve? (Finalidade): Para relacionar uma série de coisas que precisam fazer ou consultar.

 Se você ainda está com um pouco de dúvida sobre como fazer uma lista?

Acesse o vídeo abaixo:

GÊNERO TEXTUAL – listas de compras, atividades que faço e sonhos.


ATIVIDADE 2

Você gosta de ouvir música? E de cantar? A música é uma ótima atividade para aliviar as tensões de um dia de trabalho. Além disso, ela é um tipo de linguagem que expressa diferentes culturas, crenças histórias de países, de regiões e de grupos de pessoas. Entre outras podemos citar a nossa música sertaneja, o funk, a música de rua, o forró entre outros gêneros. 

Que tipo de música você tem ouvido, nesse tempo de isolamento? 

Acesse o vídeo no YouTube abaixo:

“A Lista, de Oswaldo Montenegro.” – Canal: Oswaldo Montenegro Oficial
Link: https://www.youtube.com/watch?v=LiWXw65RWw0

A música de Oswaldo Montenegro: A lista

Na música: A lista, Oswaldo Montenegro canta:

“Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais”. 

Pensando nesse trecho, responda as questões abaixo:

01) Justifique o título empregado na canção acima:

02) Qual o objetivo da música? Explique:

03) Você tem o hábito de elaborar listas? Acha que elas podem ajudar, de alguma forma?

04) Crie mais uma lista dos amigos que você está sentido falta. Os que você irá visitar primeiro, quando voltarmos a participar novamente das atividades sociais normalmente.

As ajudas podem manifestar-se a diferentes níveis, seja criativo! Sendo assim, para finalizarmos nossa aula…

Faça uma lista de amigos, vizinhos ou colega de trabalho que você irá convidar para beber um café e conversar.


Componente(s) Curricular(res)História, Língua Portuguesa e arte.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0102) Conhecer as pistas textuais, intertextuais e contextuais;
(EAJALP0103) Observar as características e organização dos diferentes gêneros textuais.
(EAJALP0104) Conhecer a linguagem verbal e não verbal do texto.
(EAJAAR0130) Explorar o som em práticas musicais, percebendo-o como a matéria-prima da música, reconhecendo suas características.
(EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família.
(EAJAHI0102) Identificar etapas do seu desenvolvimento enquanto pessoa com o auxílio da memória e de outras fontes (fotos, documentos pessoais, filmagens…).

Professor:Quezia da Silva Curtinhas
Instituição Educacional:Escola Municipal Professor Hilarindo Estevam de Souza

EAJA – Ética e Cidadania – 1º Segmento – 4ª Série