You are currently viewing Gênero Textual: Carta

Gênero Textual: Carta

Olá!! Hoje iremos estudar sobre um meio de comunicação que foi e ainda é muito importante: a Carta! É verdade que ela vem perdendo espaço para e-mails e mensagens pelo celular, mas a emoção da espera de respostas das pessoas que gostamos, através da carta ou mensagens instantâneas, é a mesma. E dessa maneira você entenderá que, foi por causa da necessidade das pessoas de se comunicar mais rápido, que foram surgindo novas invenções, até chegar nos dias de hoje.

Você já recebeu ou enviou uma carta?


Vamos ler juntos uma cartinha muito especial de uma garotinha preocupada com uma família que teve a casa alagada.

MODELO DE CARTA PESSOAL PRODUZIDO | Download Scientific Diagram
Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Figura-4-MODELO-DE-CARTA-PESSOAL-PRODUZIDO_fig3_332337462

Quando escrevemos uma cartinha devemos respeitar algumas regras. Observe!

Pin em portugues
Fonte: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwibvdenkorrAhUlHbkGHS4uBF8QFjAQegQIAhAB&url=https%3A%2F%2Fbr.pinterest.com%2Fpin%2F661747738973930405%2F&usg=AOvVaw10rSDMH4GKCSWiRnhObyxk

Carta de Pero Vaz de Caminha a Dom Manuel I

Fonte: https://conhecimentocientifico.r7.com/carta-de-pero-vaz-de-caminha/

ATIVIDADE 1

Carta é um gênero textual, considerado o mais antigo, que pode cumprir várias funções sociais, no entanto, observaremos as cartas, e-mails e mensagens de celular. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana e oportunizam ao autor (nós) o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. 

Leia um trecho da carta em que Pero Vaz de Caminha no link abaixo:

Pero Vaz De Peninha | Ivan Saidenberg – Histórias Comentadas

Pero Vaz De Peninha | Ivan Saidenberg - Histórias Comentadas
Pero Vaz De Peninha | Ivan Saidenberg - Histórias Comentadas
Pero Vaz De Peninha | Ivan Saidenberg - Histórias Comentadas

Fonte: https://historiascomentadas.wordpress.com/2014/08/25/pero-vaz-de-peninha/

Nessa carta Pero Vaz de Caminha escreveu a Dom Manuel I, Rei de Portugal em 1500, descrevendo o Brasil logo que desembarcaram aqui. Nesse texto você perceberá que intenção aqui era informar ao rei da grande descoberta. Essa carta foi o primeiro documento escrito da história brasileira. A carta reinou absoluta, durante muitos e muitos anos. Com a invenção do telefone a carta foi perdendo espaço e caindo em desuso. 


ATIVIDADE 2

Um pouquinho da história dos correios no Brasil:

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, embora a capital da colônia fosse então Salvador. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931[8] funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos.[9] A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). A mudança não representou apenas uma troca de sigla, foi seguida por uma transformação profunda no modelo de gestão do setor postal brasileiro, tornando-o mais eficiente.[10]

Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa. Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família SEDEX, serviço de encomendas expressas. Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas.[10] Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Empresa_Brasileira_de_Correios_e_Tel%C3%A9grafos#:~:text=Os%20Correios%20tiveram%20sua%20origem,da%20col%C3%B4nia%20fosse%20ent%C3%A3o%20Salvador.&text=Diversos%20dos%20produtos%20e%20servi%C3%A7os,ainda%20ser%20adquiridos%20pela%20internet.


ATIVIDADE 3

Agora é com você!  Convide algum colega seu ou algum familiar para assistir com você esse vídeo.

“Isso é o que nos move | Episódio 2 | O carteiro, a rua e a poesia” – Canal: Correios Oficial – https://www.youtube.com/watch?v=fKJDVjgguls

Viu que interessante a historia do carteiro que entrega poesias junto as correspondências? Qual seria a sua reação ao achar um poesia em suas correspondências?

Levando em conta o que aprendemos hoje, que tal escrever um carta para alguém que você gosta ou admira? Se possível pode ser um poesia também. Utilize as regras apresentadas acima, guarde em um envelope, coloque o nome de quem irá receber e entregue para a pessoa.


Saiba Mais |Referências:

“A história do Facebook” – Canal: TecMundo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=71UXWC_hDgw&feature=youtu.be

Componente CurricularLíngua Portuguesa/História
Habilidades(EAJALP0306) Ler e compreender cartas pessoais e/ou ficcionais.
(EAJALP0332) Analisar o aspecto dialógico do gênero carta.
(EAJALP0402) Perceber que os textos se organizam em gêneros que têm funções sociais, de acordo com diferentes campos de atuação no qual circulam.
(EAJALP0405) Entender boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros da vida cotidiana.
(EAJAHI0418) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais;

Proponentes/ Professores:Luciana Rodrigues Emiliano Morais 
Instituição Educacional:Escola Municipal Professor Paulo Freire
CRE:Brasil di Ramos Caiado

EAJA – 1º Segmento – 4ª Série – Ética e Cidadania – Adaptado