You are currently viewing Língua Portuguesa : Fotolegendas em notícias

Língua Portuguesa : Fotolegendas em notícias

Esta atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

A FOTOLEGENDA EM NOTÍCIAS É UM TEXTO CURTO, QUE ACOMPANHA AS FOTOGRAFIAS PUBLICADAS EM JORNAIS, REVISTAS E SITES. ESTE GÊNERO TEXTUAL OFERECE AO LEITOR A DESCRIÇÃO, ALGUM TIPO DE EXPLICAÇÃO OU INFORMAÇÕES RELACIONADAS AO QUE FOI APRESENTADO VISUALMENTE. O TEXTO DA FOTOLEGENDA POSSIBILITA AINDA QUE O LEITOR SE INFORME SOBRE O ASSUNTO DE FORMA MAIS RÁPIDA E OBJETIVA.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Fonte: Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

QUESTÃO 1

LEIA A FOTOLEGENDA ABAIXO E RESPONDA:

QUANTAS MIL TONELADAS DE BITUCAS DE CIGARRO SÃO DESPEJADAS NO MEIO AMBIENTE.

A) 500 MIL

B) 280 MIL

C) 766,5 MIL

D) 750 MIL

QUESTÃO 2

LEIA A FOTOLEGENDA E INDIQUE A ALTERNATIVA QUE DESCREVE O QUE A BICICLETA INTELIGENTE NÃO É CAPAZ DE FAZER.

Fonte: Foto acervo pessoal de Ana Cristina – retirada da revista Vida Simples – Setembro de 2014

A) ELA SE CONECTA AO CELULAR

B) DIFICILMENTE REQUER MANUTENÇÃO

C) POSSUI AUTONOMIA DE 100 QUILOMETROS PARA RECARGA

QUESTÃO 3

OBSERVE A FOTOGRAFIA E CRIE UMA FOTOLEGENDA .

Fonte: Stan Petersen por Pixabay

QUESTÃO 4

A PALAVRA FOTOGRAFIA É DE ORIGEM GREGA E SIGNIFICA ” GRAVAR COM LUZ”: “FOTO” (LUZ) E ” GRAPHEIN” (ESCREVER ,GRAVAR). FOTOGRAFAR É UMA ARTE QUE ETERNIZA MOMENTOS. PODE-SE REGISTRAR LUGARES, OBJETOS, UM MOMENTO ESPECIAL, FATOS CORRIQUEIROS DO DIA A DIA E PESSOAS ESPECIAIS. ENTÃO, PARA CONCLUIR A ATIVIDADE DE HOJE, ESCOLHA UM OBJETO OU UMA PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A VOCÊ E FAÇA UMA FOTO.


ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CILCANDO AQUI:  https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing


SAIBA MAIS

Assista ao vídeo da professora Ana para aprender um pouco mais sobre os temas desta atividade.


Componentes curricularesLíngua Portuguesa e Arte
Objetivos de Aprendizagem e desenvolvimento (EAJALP01128) Compreender as características e a composição dos textos publicitários que circulam no campo da vida pública.
(EAJAAR0105) Conhecer e interagir com os diferentes elementos da linguagem artística visual: pintura, gravura, murais, grafite, cinema, fotografia, arte digital, instalações; dentre outros
Referências BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.