Esta atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA
A FOTOLEGENDA EM NOTÍCIAS É UM TEXTO CURTO, QUE ACOMPANHA AS FOTOGRAFIAS PUBLICADAS EM JORNAIS, REVISTAS E SITES. ESTE GÊNERO TEXTUAL OFERECE AO LEITOR A DESCRIÇÃO, ALGUM TIPO DE EXPLICAÇÃO OU INFORMAÇÕES RELACIONADAS AO QUE FOI APRESENTADO VISUALMENTE. O TEXTO DA FOTOLEGENDA POSSIBILITA AINDA QUE O LEITOR SE INFORME SOBRE O ASSUNTO DE FORMA MAIS RÁPIDA E OBJETIVA.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
LEIA A FOTOLEGENDA ABAIXO E RESPONDA:
QUANTAS MIL TONELADAS DE BITUCAS DE CIGARRO SÃO DESPEJADAS NO MEIO AMBIENTE.
A) 500 MIL
B) 280 MIL
C) 766,5 MIL
D) 750 MIL
QUESTÃO 2
LEIA A FOTOLEGENDA E INDIQUE A ALTERNATIVA QUE DESCREVE O QUE A BICICLETA INTELIGENTE NÃO É CAPAZ DE FAZER.
A) ELA SE CONECTA AO CELULAR
B) DIFICILMENTE REQUER MANUTENÇÃO
C) POSSUI AUTONOMIA DE 100 QUILOMETROS PARA RECARGA
QUESTÃO 3
OBSERVE A FOTOGRAFIA E CRIE UMA FOTOLEGENDA .
QUESTÃO 4
A PALAVRA FOTOGRAFIA É DE ORIGEM GREGA E SIGNIFICA ” GRAVAR COM LUZ”: “FOTO” (LUZ) E ” GRAPHEIN” (ESCREVER ,GRAVAR). FOTOGRAFAR É UMA ARTE QUE ETERNIZA MOMENTOS. PODE-SE REGISTRAR LUGARES, OBJETOS, UM MOMENTO ESPECIAL, FATOS CORRIQUEIROS DO DIA A DIA E PESSOAS ESPECIAIS. ENTÃO, PARA CONCLUIR A ATIVIDADE DE HOJE, ESCOLHA UM OBJETO OU UMA PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A VOCÊ E FAÇA UMA FOTO.
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CILCANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
SAIBA MAIS
Assista ao vídeo da professora Ana para aprender um pouco mais sobre os temas desta atividade.
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Arte |
Objetivos de Aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP01128) Compreender as características e a composição dos textos publicitários que circulam no campo da vida pública. (EAJAAR0105) Conhecer e interagir com os diferentes elementos da linguagem artística visual: pintura, gravura, murais, grafite, cinema, fotografia, arte digital, instalações; dentre outros |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. |