You are currently viewing Formação e estrutura da Região Metropolitana de Goiânia

Formação e estrutura da Região Metropolitana de Goiânia

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 08/12, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA

A proposta dessa aula é compreender a formação e estrutura da Região Metropolitana de Goiânia.

A região Metropolitana de Goiânia

A institucionalização da Região Metropolitana de Goiânia é datada de 1999 com a organização de onze municípios, no decorrer dos anos foram incluídos outros municípios até chegar na formatação atual, definida pela Lei Complementar nº 149 de 15 de maio de 2019, onde a Região Metropolitana de Goiânia possui um total vinte e um municípios. Um termo importante para compreender todo esse processo, é o termo Conurbação, que significa a junção de cidades com seus arredores, esse termo aparece nas falas de urbanistas, na mídia, nos discursos governamentais, e em alguns setores específicos da administração, como o do transporte urbano e interurbano e o do trabalho. Ele é utilizado também para definir o que seja uma metrópole ou região metropolitana, definindo os seus contornos

Assista a videoaula do Professor Rafael Caique:

Vídeo: “GEOGRAFIA DE GOIÁS: A REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA” no canal Professor Rafael Caique, no site YouTube.

Questão 1
Você conhecia essa lei e essa organização da Região metropolitana de Goiânia? Escreva um texto explicando sobre tudo que você aprendeu hoje.

Questão 2
Dos municípios da Região Metropolitana de Goiânia, quais você conhece? Como é o transporte coletivo, sistema de saúde e a educação nesses municípios? Escreva um texto falando sobre sua análise.

Caso você só conheça Goiânia, pesquise sobre pelo menos 4 municípios da Região Metropolitana de Goiânia e escreva sobre as suas características.

A organização da Região Metropolitana de Goiânia

Com redação dada pela Lei Complementar nº 149 de 15 de maio de 2019 (Diário Oficial do Estado de Goiás 30/05/2019): A Região Metropolitana de Goiânia (RMG), instituída para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, é compreendida pelos Municípios de Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
A Região Metropolitana de Goiânia (RMG), ambiente polarizador demográfico, econômico e de estruturas urbanas no contexto do território goiano. Têm como principal vetor de integração metropolitana a mobilidade, com foco direto no transporte coletivo.

Questão 3
Cite os municípios que estão conurbados, ou em processo de conurbação com Goiânia. Escreva um texto explicando os motivos desse processo acontecer.

Questão 4
Converse com seus familiares e amigos sobre tudo que aprendeu e pesquisou, sobre a aula de hoje.

Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Formação e estrutura da Região Metropolitana de Goiânia – Bloco 1

A Região Metropolitana de Goiânia – EAJA – 08/12 – Bloco 1
Texto elaborado com fins pedagógicos. Referências:Legisla. LEI COMPLEMENTAR Nº 149, DE 15 DE MAIO DE 2019. Disponível em: <https://tinyurl.com/y4eh2jww>. Acesso em: 11 de Novembro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.

Diário Oficial. Diário Oficial do Estado de Goiás 30/05/2019. Disponível em: <http://diariooficial.abc.go.gov.br/>. Acesso em: 11 de Novembro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.

Endici. Conurbação. Disponível em: <https://www.labeurb.unicamp.br/endici/index.php?r=verbete%2Fview&id=39>. Acesso em: 11 de Novembro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0406) Analisar a formação histórica política goiana e da região metropolitana de Goiânia.

(EAJAGE0407) Compreender a estruturação do poder administrativo da região metropolitana de Goiânia.
Componente Curricular:Geografia