You are currently viewing Finanças Pessoais

Finanças Pessoais

Olá! Já pensou se fosse possível viver sem fazer empréstimos, e principalmente aqueles feitos para pagar dívidas!  É possível sim!!! O segredo é cuidar das finanças pessoais!!

O controle financeiro é fundamental na vida de qualquer pessoa, até mesmo para aquelas que não tem dívidas!

Assista ao vídeo “Estratégias para organizar suas finanças pessoais” que aborda esse assunto:

“Estratégias para ORGANIZAR suas FINANÇAS PESSOAIS” – Canal: Mobills – Link: https://www.youtube.com/watch?v=4hccr6LzZdQ&t=3s

Foram muitas informações, não é?

Vou te ajudar a organizar tudo!! Isso mesmo, colocar todas as “contas no devido lugar”!  Vamos lá!!! 

Você tem o hábito de registar tudo que recebe e que gasta??? 

Esse é o primeiro passo: Fazer o registro da receita e da despesa. E esse registro pode ser feito em um caderno, planilha eletrônica, aplicativos, ferramentas não faltam.

Primeiro anote sua receita, como salário fixo, se você for trabalhador de carteira assinada, ou faça a média do que você ganha no mês, caso seja trabalhador informal. Se tiver renda extra anote também.

Considera-se renda extra aquelas como aluguéis, um bico no fim de semana, hora extra no trabalho, vale transporte que você não usa e vende. E no final some os valores.

Pronto você já sabe quanto é sua RECEITA.

Veja esse exemplo de controle de receita:


Agora, é hora de registrar as despesas. Em um controle eficiente as despesas devem ser separadas em fixas e variáveis.

Despesas fixas são aquelas que os valores não se alteram, tais como: moradia, seja aluguel ou prestação do imóvel, educação, IPTU, IPVA, academia, dentre outras. Ao final do registro some os valores.

Veja esse exemplo de tabela para despesas fixas:


Faça o mesmo com as despesas variáveis. São aquelas que os valores se alteram de acordo com o consumo ou gasto. Essas são as despesas mais fácies de fazer redução.

Exemplo: contas de água, energia, supermercado, vestuário, transportes e lazer. Ao final some valores. 

Veja esse exemplo de tabela para despesas variáveis:


Para saber o TOTAL da receita mensal deve-se somar os valores gastos com esses dois tipos de despesa (fixa e variável).

Essas tabelas foram exemplos de como você pode fazer o seu controle, e claro, as despesas devem ser de acordo com sua realidade. 

Agora, que tal analisar como pode ficar a situação financeira de acordo com a Receita e Despesa.

Se a receita, isto é, tudo que entrou de dinheiro, for igual aos gastos, ou seja a despesa, então existe um equilíbrio financeiro. Mas saiba que este tipo de equilíbrio é muito perigoso.

Se a receita for menor que a despesa, ou seja, o que entra de dinheiro for menor que os gastos então a situação financeira é de dívida e esses gastos precisam ser diminuídos urgentemente.

E se, a receita for maior que a despesa, então a situação é de economia, e já se pode pensar em investimentos, seja ela em aquisição de bens, viagens, estudos, dentre outros.


Veja a síntese:


Gostou das dicas das tabelas? Elas podem te ajudar muito!!! E vou te contar um segredo, talvez você se assuste quando colocar tudo na ponta do lápis!! Mas o lado bom, é que você terá um diagnóstico da sua vida financeira, e saberá para onde o seu dinheiro está indo e assim poderá adequar, seja pra sair das dívidas ou poupar. 

Lembra que falei que eu ia te ajudar a colocar as contas no lugar, então, já que o primeiro passo foi anotar tudo que recebe e gasta, no intuito de ter uma visão geral da sua vida financeira, agora você precisará colocar a mão na massa.

Defina metas reais para a redução de gastos. Não adianta planejar algo muito difícil. Comece com os gastos variáveis, que são aqueles que dependem do seu consumo. Veja alguns exemplos:


Agora é sua vez de colocar em prática tudo que aprendeu aqui hoje! Elabore sua planilha e cuide da sua vida financeira!


O vídeo a seguir traz a íntegra do que conversamos aqui hoje! Assista!!



Componente curricularObjetivo de Aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0505) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos.

EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 5ª Série