Olá! Já pensou se fosse possível viver sem fazer empréstimos, e principalmente aqueles feitos para pagar dívidas! É possível sim!!! O segredo é cuidar das finanças pessoais!!
O controle financeiro é fundamental na vida de qualquer pessoa, até mesmo para aquelas que não tem dívidas!
Assista ao vídeo “Estratégias para organizar suas finanças pessoais” que aborda esse assunto:
Foram muitas informações, não é?
Vou te ajudar a organizar tudo!! Isso mesmo, colocar todas as “contas no devido lugar”! Vamos lá!!!
Você tem o hábito de registar tudo que recebe e que gasta???
Esse é o primeiro passo: Fazer o registro da receita e da despesa. E esse registro pode ser feito em um caderno, planilha eletrônica, aplicativos, ferramentas não faltam.
Primeiro anote sua receita, como salário fixo, se você for trabalhador de carteira assinada, ou faça a média do que você ganha no mês, caso seja trabalhador informal. Se tiver renda extra anote também.
Considera-se renda extra aquelas como aluguéis, um bico no fim de semana, hora extra no trabalho, vale transporte que você não usa e vende. E no final some os valores.
Pronto você já sabe quanto é sua RECEITA.
Veja esse exemplo de controle de receita:
Agora, é hora de registrar as despesas. Em um controle eficiente as despesas devem ser separadas em fixas e variáveis.
Despesas fixas são aquelas que os valores não se alteram, tais como: moradia, seja aluguel ou prestação do imóvel, educação, IPTU, IPVA, academia, dentre outras. Ao final do registro some os valores.
Veja esse exemplo de tabela para despesas fixas:
Faça o mesmo com as despesas variáveis. São aquelas que os valores se alteram de acordo com o consumo ou gasto. Essas são as despesas mais fácies de fazer redução.
Exemplo: contas de água, energia, supermercado, vestuário, transportes e lazer. Ao final some valores.
Veja esse exemplo de tabela para despesas variáveis:
Para saber o TOTAL da receita mensal deve-se somar os valores gastos com esses dois tipos de despesa (fixa e variável).
Essas tabelas foram exemplos de como você pode fazer o seu controle, e claro, as despesas devem ser de acordo com sua realidade.
Agora, que tal analisar como pode ficar a situação financeira de acordo com a Receita e Despesa.
Se a receita, isto é, tudo que entrou de dinheiro, for igual aos gastos, ou seja a despesa, então existe um equilíbrio financeiro. Mas saiba que este tipo de equilíbrio é muito perigoso.
Se a receita for menor que a despesa, ou seja, o que entra de dinheiro for menor que os gastos então a situação financeira é de dívida e esses gastos precisam ser diminuídos urgentemente.
E se, a receita for maior que a despesa, então a situação é de economia, e já se pode pensar em investimentos, seja ela em aquisição de bens, viagens, estudos, dentre outros.
Veja a síntese:
Gostou das dicas das tabelas? Elas podem te ajudar muito!!! E vou te contar um segredo, talvez você se assuste quando colocar tudo na ponta do lápis!! Mas o lado bom, é que você terá um diagnóstico da sua vida financeira, e saberá para onde o seu dinheiro está indo e assim poderá adequar, seja pra sair das dívidas ou poupar.
Lembra que falei que eu ia te ajudar a colocar as contas no lugar, então, já que o primeiro passo foi anotar tudo que recebe e gasta, no intuito de ter uma visão geral da sua vida financeira, agora você precisará colocar a mão na massa.
Defina metas reais para a redução de gastos. Não adianta planejar algo muito difícil. Comece com os gastos variáveis, que são aqueles que dependem do seu consumo. Veja alguns exemplos:
Agora é sua vez de colocar em prática tudo que aprendeu aqui hoje! Elabore sua planilha e cuide da sua vida financeira!
O vídeo a seguir traz a íntegra do que conversamos aqui hoje! Assista!!
Componente curricular | Objetivo de Aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0505) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos. |
EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 5ª Série