You are currently viewing Inglês – Feel the energy!

Inglês – Feel the energy!

Olá! Seja bem-vindo(a) a mais um encontro semanal de Experiências e Curiosidades aqui, no Conexão Escola!

Você gosta de filmes e séries? Já assistiu seu filme ou série favorita mais de uma vez? Reparou que sempre notamos alguma coisa que passou despercebida da primeira vez que assistimos? Vamos fazer uma resenha crítica da série assistida?

Muitas obras de entretenimento são construídas com uma variedade tão grande de referências e temas que, além de divertir e entreter, podem nos informar e instigar nossa curiosidade.

Dentre as diversas produções de entretenimento do segmento série, desde o ano de 2017, uma série do serviço de streaming NETFLIX tem causado grande inquietação e discussões diversas (sociais, psicológicas, filosóficas e científicas): é a série alemã DARK, produzida pelos cineastas alemães  Baran bo Odar e Jantje Friese.


Atividade 1

Veja o trailer da primeira temporada, (YouTube- Adoro Filmes)

Dark – Temporada 1 – Trailer Dublado:

“Dark – Temporada 1 – Trailer Dublado” – Canal: Adoro Filmes –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=I-t6UUbLRiY

Registre em seu Caderno:

01- As cores das cenas são alegres e quentes ou pálidas e frias?

02- O som da música de fundo e das vozes dos narradores provocam quais sensações:

(    ) Alegria, agitação, tranquilidade

(   ) Ansiedade, tensão , angustia


Atividade 2

Em filmes e séries, os termos e expressões de origem inglesa estão bem presentes. Enumere a segunda (significado) de acordo com a primeira coluna (termo ou expressão):

(1)  trailer______________________________( ) Espoliador.Gíria para é quando alguém revela fatos a respeito do conteúdo de determinado livro, filme, série ou jogo.

(2) plot twist__________________________( ) É uma mudança radical na direção esperada ou prevista da narrativa

3) easter eggs________________________( ) é um videoclipe criado para anunciar um filme ou uma outra publicação.

(4) spoiler_____________________________( ) um ovo de páscoa é algum segredo de caráter humorístico escondido em qualquer tipo de sistema virtual, incluindo músicas, filmes.


Atividade 3

Sem dar spoiler, Dark é ambientada na cidade fictícia de Winden, Alemanha Ocidental, onde famílias vivem durante três gerações uma vida tranquila, graças à prosperidade financeira e empregos gerados pela Usina Nuclear de Winden, inaugurada em 1950. Mas estranhos desaparecimentos de crianças em 1953, 1986 e em 2019 criam o clima perfeito para contar uma história inovadora que permeia temas como amor, casamento, vida familiar; e temáticas mais complexas como Determinismo e Livre – Arbítrio, viagens no tempo, matéria e energia, paradoxos, e muitos outros temas fascinantes.

Disponível em: https://s.dicio.com.br/determinismo.jpg
Disponível em: https://s.dicio.com.br/livre-arbitrio.jpg

Um fato importante e obscuro da trama é o acidente na Usina Nuclear em 1986. É uma referência ao acidente histórico ocorrido em 1986 na Usina Nuclear de Chernobyl (Ucrânia), onde um dos reatores nucleares explodiu e milhares de pessoas morreram, sendo a cidade inabitável até hoje.

Mas se a Energia Nuclear é tão perigosa, por que diversos países, incluindo o Brasil, possuem geração de energia elétrica por Usinas Nucleares? Uma das respostas é a eficiência (bem maior que a das Usinas Hidrelétricas, por exemplo). Mas você sabe como funciona uma Usina Nuclear?


Atividade 4

Vamos ver o vídeo da estatal brasileira Eletronuclear (YouTube-Canal Eletronuclear TV) “Energia nuclear em 2 minutos” sobre o funcionamento dessas usinas:

“Energia nuclear em 2 minutos” – Canal: Eletronuclear TV –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=OzxiQdmTD58

Registre em seu caderno:

01- Qual é o nome do mineral, abundante no Brasil, que é utilizado para produzir energia em usinas nucleares?

02- Qual a sequência correta de componentes de uma usina nuclear:

(    ) Gerador de Vapor-Gerador Elétrico – Reator – Turbina

(    ) Reator – Turbina- Gerador de Vapor-Gerador Elétrico 

(    ) Reator – Gerador de Vapor- Turbina-Gerador Elétrico

(    ) Gerador de Vapor- Reator-Gerador Elétrico  – Turbina 


Atividade 5

Próximo à Usina Nuclear de Winden, há um dos cenários mais famosos da série: as Cavernas de Winden (Figura 1), onde o personagem principal Jonas Kahnwald (interpretado pelo jovem ator alemão Louis Hoffman) frequentemente entra e sai em horas diferentes do dia. Imagine a dificuldade em se adaptar rápido à hora do dia!!

Como o Jonas (o rapaz desconfiado de casaco amarelo da Figura 5) poderia cumprimentar o outro personagem ao lado dele no banco? Você sabe cumprimentar em Inglês? Vamos aprender com a Teacher Allie (Youtube-Canal Teacher Allie) no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=xwsTOYX4PMI

Registre em seu caderno:

  1. Como o Jonas poderia cumprimentar, em Inglês, o outro personagem ao chegar no banco (repare na hora do dia)?
  2. Como ele cumprimentará o outro personagem, em Inglês, o outro personagem, quando os dois forem se despedir (repare na hora do dia)?

   Viu só? Quantas informações novas e interessantes! Sempre podemos aprender e absorver mais e mais conhecimento quando temos curiosidade, mesmo nos momentos de lazer.

Escolha um episódio e em seguida, faça uma sinopse da parte que você mais gostou?

Não se esqueça de fazer todos os registros de atividades em seu caderno. Até a próxima semana!


Componente(s) Curricular(res)(EAJALI0501) Reconhecer e usar os cumprimentos e as expressões formais e informais no cotidiano, relacionando a linguagem verbal à linguagem não verbal.   (EAJALI0524) Distinguir as variações da Língua Inglesa em situações de uso em culturas diversas, buscando conhecer também diferentes realidades de ensino de jovens e adultos no mundo, a fim de estabelecer relações e problematizá-las.   (EAJALI0526) Compreender a Língua Inglesa no cotidiano para reconhecer aspectos artístico-culturais (música, teatro, cinema, entre outros) e avaliar a influência desses elementos na sociedade, cultura e na formação cidadã.   (EAJALP0614) Observar os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos gêneros de divulgação científica. (EAJALP0615) Ler e identificar as informações e dados de fontes diversas (impressas, digitais). (EAJALP0616) Ler textos multissemióticos (quadros, tabelas, esquemas, resumos, resenha, notas e comentários), presentes em produções de divulgação científica.
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoConhecer as funções e usos da língua inglesa em sala de aula e no cotidiano através do contexto da série Dark e explorar historicamente sobre as usinas elétricas e energia nuclear com a utilização de Resenha crítica e Sinopse através de Planejamento, produção e revisão de textos.
ProfessorThays Regina Santos Martha Cristina Moreira Dias
Instituição EducacionalEscola Municipal Maria da Terra
CREBrasil di Ramos Caiado

EAJA –Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries