You are currently viewing Família e Diversidade

Família e Diversidade

Cada um tem sua família e sua história e mesmo sendo muito diferente da nossa, todas as famílias merecem respeito. Nesta atividade iremos conversar sobre os vários tipos de família.


Atividade 1

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo com a música “Família” dos Titãs. Convide sua família para assistir com você.


Atividade 2

Reflita sobre a letra da música,
Hoje, temos somente esse modelo de família?
Quais outros modelos de família você conhece?


Atividade 3

Observe essa fotografia abaixo

https://br.pinterest.com/pin/375487687665808525/

  • Agora, converse com alguém de sua convivência e dialogue sobre as questões abaixo
  • Esta fotografia foi tirada há pouco ou bastante tempo?
  • Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Quem? Por que?
  • Isso acontece também nas nossas famílias nos dias atuais?
  • Nas nossas famílias quem toma as decisões? Quem trabalha para o sustento da família? Que tarefas são desempenhadas pelos integrantes das nossas famílias?
  • As mulheres e homens das nossas famílias são tratados igualmente?

Atividade 4

Assista ao vídeo “Novos arranjos familiares”:


Atividade 5

O modelo de família imposto ao longo da história é com o pai, mãe e filhos, mas sabemos que esse perfil já modificou bastante.
Reflita
Quais os novos arranjos de família que o vídeo apresenta?
Você acredita que ainda existe muito preconceito com os novos modelos de família?
É possível ter amor, carinho e cuidado em diferentes modelos de família?


Atividade 6

Observe o vídeo e faça uma frase em seu caderno sobre o que a família representa para você.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família.
(EAJAHI0102) Identificar etapas do seu desenvolvimento enquanto pessoa com o auxílio da memória e de outras fontes (fotos, documentos pessoais, filmagens…).
(EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico.
(EAJAHI0209) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
Língua Portuguesa(EAJALP0119) Conhecer e apreciar os gêneros poéticos da cultura goiana e de outras regiões do Brasil.
(EAJALP0115) Ler textos vinculados à memória, história e adversidade cultural, envolvendo diferentes gêneros.
(EAJALP0171) Participar de interações orais, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando e valorizando a fala do outro.
( EAJALP0175) Produzir textos em áudio e vídeo que abordam temas da vida cotidiana.


EAJA – 1° Segmento 1ª a 2ª séries – Ética e Cidadania