Cada um tem sua família e sua história e mesmo sendo muito diferente da nossa, todas as famílias merecem respeito. Nesta atividade iremos conversar sobre os vários tipos de família.
Atividade 1
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo com a música “Família” dos Titãs. Convide sua família para assistir com você.
Atividade 2
Reflita sobre a letra da música,
Hoje, temos somente esse modelo de família?
Quais outros modelos de família você conhece?
Atividade 3
Observe essa fotografia abaixo
https://br.pinterest.com/pin/375487687665808525/
- Agora, converse com alguém de sua convivência e dialogue sobre as questões abaixo
- Esta fotografia foi tirada há pouco ou bastante tempo?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Quem? Por que?
- Isso acontece também nas nossas famílias nos dias atuais?
- Nas nossas famílias quem toma as decisões? Quem trabalha para o sustento da família? Que tarefas são desempenhadas pelos integrantes das nossas famílias?
- As mulheres e homens das nossas famílias são tratados igualmente?
Atividade 4
Assista ao vídeo “Novos arranjos familiares”:
Atividade 5
O modelo de família imposto ao longo da história é com o pai, mãe e filhos, mas sabemos que esse perfil já modificou bastante.
Reflita
Quais os novos arranjos de família que o vídeo apresenta?
Você acredita que ainda existe muito preconceito com os novos modelos de família?
É possível ter amor, carinho e cuidado em diferentes modelos de família?
Atividade 6
Observe o vídeo e faça uma frase em seu caderno sobre o que a família representa para você.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | (EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família. (EAJAHI0102) Identificar etapas do seu desenvolvimento enquanto pessoa com o auxílio da memória e de outras fontes (fotos, documentos pessoais, filmagens…). (EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico. (EAJAHI0209) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0119) Conhecer e apreciar os gêneros poéticos da cultura goiana e de outras regiões do Brasil. (EAJALP0115) Ler textos vinculados à memória, história e adversidade cultural, envolvendo diferentes gêneros. (EAJALP0171) Participar de interações orais, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando e valorizando a fala do outro. ( EAJALP0175) Produzir textos em áudio e vídeo que abordam temas da vida cotidiana. |
EAJA – 1° Segmento 1ª a 2ª séries – Ética e Cidadania