You are currently viewing Expansão Marítima

Expansão Marítima

Olá! Nesse encontro iremos compreender a Expansão Marítima Europeia como processo de expansão do capitalismo moderno do século XV. Entender como se deu a formação do sistema capitalista e a Expansão Marítima como uma etapa da expansão desse sistema. Observar como o Brasil passou a fazer parte da história do colonialismo europeu.


Atividade 1

Clique nos links abaixo para você entender como se deu o processo de formação do capitalismo moderno. Observar as práticas mercantilistas e as estampas da Expansão Marítima Europeia.

“Idade Moderna, Grandes navegações I: Causas. Expansão Marítima.” – Canal: Dez de História
Link: https://www.youtube.com/watch?v=h3CI98cBLBc&feature=youtu.be

O vídeo descreve as características do mercantilismo. Escreva no seu caderno e explique cada uma das características apresentadas.


Atividade 2

O segundo link vai tratar, entre outras coisas, da importância da religião na expansão marítima. Escreva no caderno como era a mentalidade religiosa da época e como ela contribuiu para o sucesso da expansão.

“Grandes Navegações II: O pioneirismo português. Expansão Marítima, chegada à América.” – Canal: Dez de História –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ktHNzCbUrak

Atividade 3

O terceiro link vai mostrar as expedições portuguesa e espanhola. Procure em um mapa Mundi onde se localiza cada um dos países e regiões que são citadas no vídeo. Escreva no caderno o nome da região e em qual continente ela se localiza.

“Grandes Navegações: a questão do outro – Portugal e Espanha” – Canal: Marcos Manoel –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=fGGUOQrnX-I

Componente(s) Curricular(res)História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAHI0602) Analisar as mudanças no imaginário europeu a partir do encontro entre o Novo Mundo é o mundo europeu.
ProfessorFernando Santos da Silva
Instituição EducacionalEscola Municipal Itamar Martins Ferreira
CREMaria Thomé

EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries