Grande parte das famílias que vivem em nossa cidade é migrante, isto é, veio de outros lugares do Brasil para nossa região. Além disso, o êxodo rural, processo de saída da zona rural para cidade, é um fenômeno que se acentuou no Brasil a partir do ano 1960, do século passado. A mecanização da agricultura tirou o homem do campo e criou um processo acelerado de crescimento das grandes cidades, formando bolsões de pobreza nos centros urbanos.
Atividade 1
Acesse o link a seguir e assista ao vídeo com sua família:
Atividade 2
Após ouvir essa música, reflita:
- Você se identifica com a história dessa música? Por quê?
- Você ou sua família veio da zona rural para cidade? Por quê?
- Quais são as dificuldades que uma família, saindo da zona rural, enfrenta em uma grande cidade, hoje em dia?
Atividade 3
Atualmente, muitas famílias saem, principalmente, de estados do Nordeste e do Norte do Brasil e mudam para as grandes cidades do Sudeste e Centro-Oeste. Reflita com os seus familiares sobre a questão a seguir:
- Por que essas famílias deixam a sua terra e aventuraram em outras regiões distantes? (Você pode fazer uma pesquisa na internet sobre o tema).
Atividade 4
Observe o modelo de manchete abaixo:
Pesquise, na internet ou converse com alguém, sobre como elaborar uma notícia. O que é uma manchete? Quais são as características desse tipo de texto?
Atividade 5
Elabore uma notícia para o jornal da Escola, contando a história de uma família que deixou a zona rural e mudou para uma grande cidade. Não deixe de elaborar uma manchete para a sua notícia.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: |
História | (EAJAHI0410) Compreender e relacionar os processos de ocupação do campo e das cidades e como eles interferem na organização social, política e econômica. (EAJAHI0411) Contextualizar os fenômenos históricos que se relacionam ao êxodo rural. (EAJAHI0412) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento de pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou de marginalização |
Língua Portuguesa | (EAJALP0415) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência. (EAJALP0441) Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar. (EAJALP0442) Expressar pontos de vista sobre temas relacionados à vivências na escola e/ou na comunidade. |