You are currently viewing Êxodo Rural e Migração
Lawrence, ,Jacob

Êxodo Rural e Migração

Fonte: Youtube, “Migração e Êxodo Rural – EAJA – Ética e Cidadania – 4ª Série” do canal Portal Conexão Escola

Grande parte das famílias que vivem em nossa cidade é migrante, isto é, veio de outros lugares do Brasil para nossa região. Além disso, o êxodo rural, processo de saída da zona rural para cidade, é um fenômeno que se acentuou no Brasil a partir do ano 1960, do século passado. A mecanização da agricultura tirou o homem do campo e criou um processo acelerado de crescimento das grandes cidades, formando bolsões de pobreza nos centros urbanos.

ARTIGO_DOSSIÊ 203 – BRASIL, PAÍS DE EXPULSÃO? DESEMPREGO E EMIGRAÇÃO NO BRASIL –  ComCiência – Link:http://www.comciencia.br/brasil-pais-de-expulsao-desemprego-e-emigracao-no-brasil/

Atividade 1

Acesse o link a seguir e assista ao vídeo com sua família:

“Jair Rodrigues Disparada wmv” – Mauricio batista de queiroz – Link: https://www.youtube.com/watch?v=5wgG7jbA9-w

Atividade 2

Após ouvir essa música, reflita:

  • Você se identifica com a história dessa música? Por quê?
  • Você ou sua família veio da zona rural para cidade? Por quê?
  • Quais são as dificuldades que uma família, saindo da zona rural, enfrenta em uma grande cidade, hoje em dia?

Atividade 3

Atualmente, muitas famílias saem, principalmente, de estados do Nordeste e do Norte do Brasil e mudam para as grandes cidades do Sudeste e Centro-Oeste. Reflita com os seus familiares sobre a questão a seguir:

  • Por que essas famílias deixam a sua terra e aventuraram em outras regiões distantes? (Você pode fazer uma pesquisa na internet sobre o tema).

Atividade 4

Observe o modelo de manchete abaixo:

Pesquise, na internet ou converse com alguém, sobre como elaborar uma notícia. O que é uma manchete? Quais são as características desse tipo de texto?


Atividade 5

Elabore uma notícia para o jornal da Escola, contando a história de uma família que deixou a zona rural e mudou para uma grande cidade. Não deixe de elaborar uma manchete para a sua notícia.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
História(EAJAHI0410) Compreender e relacionar os processos de ocupação do campo e das cidades e como eles interferem na organização social, política e econômica.
(EAJAHI0411) Contextualizar os fenômenos históricos que se relacionam ao êxodo rural.
(EAJAHI0412) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento de pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou de marginalização
Língua Portuguesa(EAJALP0415) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência.
(EAJALP0441) Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar.
(EAJALP0442) Expressar pontos de vista sobre temas relacionados à vivências na escola e/ou na comunidade.