You are currently viewing Estrangeirismo na nossa língua

Estrangeirismo na nossa língua

Esta atividade tem como objetivo explorar a presença da Língua Inglesa no cotidiano para reconhecer os elementos culturais e avaliar a influência desses elementos na sociedade, cultura e na formação cidadã. Você saberia responder com quantas palavras ou expressões na Língua Inglesa você se deparou hoje? Com a presença da internet, dos aparelhos eletrônicos, de canções, filmes e marcas estrangeiros no Brasil, torna-se inevitável a incorporação de alguns termos em nosso dia a dia. Dessa maneira, especialmente no que diz respeito ao Inglês, podemos afirmar que este idioma está integrado à nossa cultura, impactando também as esferas: escolar, profissional, de lazer, entre outras.

A esse fenômeno, se dá o nome de ESTRANGEIRISMO. Estrangeirismo é o uso de uma palavra ou uma expressão estrangeira na nossa língua. Ou seja, é o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na língua portuguesa.
Algumas palavras estrangeiras já incorporaram de tal forma na nossa língua, que muitas vezes nem percebemos que a palavra que usamos está em outro idioma.

Vamos ver alguns exemplos:
Selfie é Autorretrato
Delivery é o mesmo que Entrega
Delete = Exclui ou Apaga
Football = Futebol

Algumas se diferenciam mais na grafia do que na oralidade, como XAMPU, vou soletrar como escreve em português: X A M P U. Em vários rótulos de embalagem desse produto para lavar os cabelos e o couro cabeludo, inicia com S H e termina com dois “o” no final, no lugar da letra “u”. Percebe como a gente não se dá conta de que a palavra escrita também está incorporada no nosso cotidiano?

Você já ouviu as palavras ou expressões:
Home office, motoboy, delivery, bike, lockdown e fake news?

Atividade 1 (Leitura de texto)

Vamos ler um pequeno texto escrito pela professora da língua inglesa Maria José Lacerda e ver como o estrangeirismo está presente em nossos diálogos cotidianos.


João, natural do Maranhão, mudou-se para Goiânia pouco antes da quarentena. Hospedou-se na casa de uma tia que, com o decreto da pandemia, estava trabalhando no sistema home office. Sabendo que o sobrinho iria chegar, ela tratou de ajudar arrumando para ele um serviço de motoboy. O seu Zé do mercado disse para a tia que era um trabalho de delivery, mas que quando as entregas fossem perto, João poderia usar a bike. No início do mês de maio, João ficou sabendo que havia sido decretado o lockdown em sua cidade natal, São Luís do Maranhão. Não sabia direito o que era aquilo, e por isso pensou em fake news.


Então… Esse foi um texto bem simples, escrito em português com seis palavras em inglês que não prejudica a compreensão, pois são palavras que estão incorporadas na fala cotidiana!
É isso mesmo! Percebeu o quanto a Língua Inglesa pode estar presente no nosso cotidiano?

Atividade 2 (Exercício de escrita)

Escreva em seu caderno algumas palavras estrangeiras que você usa, ou as que você mais escuta. Depois busque saber o significado delas e anote em frente à palavra estrangeira. Bons estudos!


EAJA – 1º segmento


ComponentesObjetos de Conhecimento / ConteúdosHabilidades
Língua InglesaPresença da língua inglesa no cotidiano(GO-EF01LI14) (Re)Conhecer a língua inglesa no cotidiano da sociedade brasileira/comunidade para refletir sobre o uso de cumprimentos, comandos e expressões do cotidiano incorporado ao nosso idioma.