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Estimando e Calculando o perímetro

Olá! Hoje você vai estudar sobre medidas de comprimentos incluindo o perímetro, massa e capacidade, saber a diferença entre unidades padronizadas e não padronizadas.


ATIVIDADE 1

Estimando e calculando o perímetro de objetos reais. Com ajuda de um barbante e régua, meça sua mesa e confira qual é o perímetro encontrado. Discuta com sua família as suas descobertas.

Para resolver esse problema é preciso seguir os seguintes passos.

Primeiramente, é necessário estimar o perímetro do tampo de sua mesa, ou seja, saber qual a medida total do comprimento de todos os lados. Estimar significa calcular ou determinar um valor aproximado, nesse caso, sem fazer a medida ainda de cabeça!

Agora é hora de praticar e confirmar sua estimativa! Para começar você deve observar a parte superior de sua mesa, o tampo. Estique o barbante que cortou na medida de sua mesa e com o auxilio de uma régua, meça-o de uma ponta a outra.

Estique o barbante em torno do tampo de sua mesa.

Faça isso com ajuda de uma pessoa de sua casa! Logo após corte o final do barbante quando der uma volta inteira!

Como a régua pode ser menor do que a medida do barbante será necessário medir várias vezes. Como dica, use o comprimento de sua régua ou do pedaço de régua que você tiver para fazer as marcações a lápis ou a caneta no barbante e continue até que todo comprimento seja medido. Não se esqueça de anotar no caderno.

Agora é só calcular as medidas…

Com as medidas anotadas no caderno, some-as e terá o perímetro do tampo de sua mesa. Suponhamos que você marcou o barbante sete vezes com uma régua de 30 cm, então basta somar ou multiplicar estes resultados.

Exemplo:

P = 30 + 30 + 30 + 30 + 30 + 30 + 30 = 210 cm

ou  P= 30 x 7 = 210 cm

Para converter os centímetros em metros, lembre de que cada 1m equivale a 100 cm.

Então, quantas centenas cabem em 210 centímetros?

210 = 100 + 100 + 10 (2 centenas e sobram 10 centímetros).

Portanto, temos como resultado 2 metros e 10 centímetros.

Representamos com 2,10 m. Note que separamos os metros dos centímetros com uma vírgula.

Lembre-se que este foi somente um exemplo, as mesas possuem medidas diferentes e provavelmente seu resultado final será diferente .


ATIVIDADE 2

Nesse vídeo aula veja a diferença de medidas padronizadas ou não padronizadas de comprimento! Não se esqueça de fazer anotações referentes ao vídeo para depois realizar a atividade.

“4 ano. Matemática : medidas de comprimento, aula 1” – Canal:
colégio Dez Colégio Dez – Link: https://www.youtube.com/watch?v=wqk56BBia2g

ATIVIDADE 03

Unidades de medida de massa e capacidade.

“UNIDADES DE MEDIDA DE MASSA E CAPACIDADE” – Canal: Boletim Escolar Online – Link: https://www.youtube.com/watch?v=BKzlUGEglik

Saiba Mais:

Medidas padronizadas e medidas não padronizadas de comprimento. (com historinha). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BDS69_Yt_ww .

Matemática da Turma da Mônica – Área e Perímetro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zb1A5Jks1OU

Vídeo demonstrativo de algumas unidades de medida e exemplos de instrumentos padronizados e não padronizados. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nVVyynzvDNs

Aula + Atividade |Perímetro| Assim Eu Aprendo Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ebz0FIEGNGw

Cantinho do fazer e aprender Disponível em:  https://cantinhodofazereaprenderaprender.blogspot.com/2011/11/atividades-com-sistema-de-medidas.html

Diferença entre área e perímetro – Ensinar Hoje. Disponível em: https://ensinarhoje.com/diferenca-entre-area-e-perimetro/


Componente curricularObjetivos de aprendizagens e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0128) Identificar o que pode ser medido (comprimento, capacidade, massa) e comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros.
(EAJAMA0223) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais e diversos instrumentos de medida em situações cotidianas.
(EAJAMA0326) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais.

Proponentes/ Professores: Luzilene Alves de Carvalho

Instituição Educacional: Escola Municipal de Tempo Integral GO – 04

CRE: Brasil Di Ramos Caiado


EAJA – 1º Segmento – 3ª e 4ª Série – Educação Financeira e Empreendedorismo – Adaptado