You are currently viewing Matemática – Estatística! Para que serve?

Matemática – Estatística! Para que serve?

Você está preparado para entender informações estatísticas? Sabe interpretar e avaliar criticamente essas informações? Sente que pode discutir e argumentar a partir dos dados apresentados? As conclusões apresentadas são verdadeiras? Se você teve dúvidas para responder a algumas dessas questões, então você precisa seguir esse roteiro para estudar um pouco de Estatística.


Atividade 1

Para conhecer aplicações dos estudos estatísticos realizados em diferentes áreas de conhecimento acesse:

“O que é Estatística (Conceito e Aplicação) (1-4) #01” – Canal: Estatística Interativa
Link: https://www.youtube.com/watch?v=OkfVe9eQ4Kg


Usando o que assistiu, explique porque quando você entra em algum navegador da internet ele apresenta sugestões de jogos, produtos para comprar, vídeos etc. que ele supõe que vai te interessar.
Se tiver interesse em saber sobre mais aplicações da Estatística assista o vídeo disponível em:

“O Que é Estatística” – Canal: Yuri Damasceno
Link: https://www.youtube.com/watch?v=-Wm9cxiXUe0

Atividade 2

Agora que a importância e a presença da Estatística, já estão apresentados a você, assista uma aula sobre os termos usados nessa ciência, as medidas que fornecem informações estatísticas e os tipos de gráficos usados para comunicar resultados de pesquisas.
Faça anotações sobre cada um termos apresentados, pois eles servirão de referência para a resolução de problemas. Acesse o link da videoaula sobre estatística, acessível em libras.

“Videoaula de Matemática (Estatística)” – Canal: TVASSEMBLEIA MARANHAO
Link: https://www.youtube.com/watch?v=pxeyrHK0UoY

Atividade 3

Para verificar se suas anotações estão adequadas acesse:

https://brasilescola.uol.com.br/matematica/estatistica-1.htm

Amplie suas anotações acrescentando informações que não estiveram presentes na aula.


Atividade 4

Resolva alguns exercícios sobre média aritmética propostos em

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-estatistica.htm

Para resolvê-los faça as seguintes questões a você mesmo: Qual é meu problema? Preciso de
dados? Quais? Como posso obtê-los? O que significa, na prática, este resultado? Ele resonde ao problema proposto?
Depois de resolvê-los compare sua resposta com a apresentada. Caso haja diferenças, analise a solução apresentada para verificar o que provocou essa diferença.


Componente(s) Curricular(res)Matemática
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoEM13MAT406: Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências com base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de <i>softwares</i> que inter-relacionem estatística, geometria e álgebra. EM13MAT407: Interpretar e comparar conjuntos de dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos (histograma, de caixa (<i>box-plot</i>), de ramos e folhas, entre outros), reconhecendo os mais eficientes para sua análise.  
CréditosEscola Digital Link: https://escoladigital.org.br/roteiro-de-estudo/estatistica-basica-para-o-enem-54199
Publicado porWelton Batista dos Santos  
Curado porZelda Simplicio de Sales Caldas

EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries