You are currently viewing ESTAÇÕES DO ANO – O INVERNO

ESTAÇÕES DO ANO – O INVERNO

Olá, estudante! Esta aula está vinculada ao programa da TV no dia 04/12, sexta-feira, contemplando o eixo Experiências e Curiosidades. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a programação quando desejar, acessando link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe!

INVERNO – de 21/06 a 22/09

No Brasil, o INVERNO começa em 21 de junho e vai até 22 ou 23 de setembro e é marcado pelo tempo seco e frio. Em alguns lugares do mundo a estação é bem definida, ou seja, realmente faz esse frio todo, porém, em outros lugares, a temperatura muda muito pouco.

Vale lembrar que o nosso país fica na América do Sul, continente que tem a maior parte abaixo da linha do Equador, ou seja, no Hemisfério Sul, então, toda essa “metade” do globo passa pelo INVERNO de junho a setembro.

Acima da linha do Equador temos o Hemisfério Norte, que abarca a América do Norte, Europa e parte da África também . Nessa outra “metade” do globo, eles vivem na mesma época, o VERÃO.

Mas parando pra pensar aqui: nos lugares em que tem neve, como é que existe vegetação ali que aguenta o frio do gelo e depois, na primavera, tudo volta a florescer?

Pesquisamos um vídeo e encontramos a resposta pra essa pergunta e, pasmem, a natureza se prepara pra tudo!!

SOBRE O INVERNO

Inverno deriva do latim, hibernum, que significa neutro, invernal, invernoso ou tempo frio.

Alguns animais “dormem” enquanto a temperatura despenca. Esquilos, morcegos, marmotas, ratos-silvestres, hamsters e ouriços são alguns dos animais que hibernam. Eles fazem isso para poupar energia durante o frio, até porque, a oferta de alimentos fica escassa. Mas ele não morrem de fome? Não, gente, é que o organismo desses bichinhos consome a gordura que já estava estocada no corpo.

Tem mais uma curiosidade: as noites no inverno são mais longas, mas você sabe porque? Por causa da luz solar recebida pelo hemisfério que está nessa estação, pois menos raios incidem sobre ele.

Mesmo com mais ou menos raios solares, além dos movimentos que a Terra realiza como rotação e translação, a temperatura é diferente em vários lugares no planeta, mesmo sendo a mesma estação. Como pode o inverno ser frio em São Paulo, da região sudeste e aqui, em Goiás, no Centro-oeste, sentirmos menos essa época? Agora é a hora de uma aula muito bacana da professora Georgia Araújo, do Canal Fora de Sala.

Se você prestou atenção, é hora de registrar:

1 – Qual seu entendimento sobre o processo que algumas árvores têm para manter a folhagem durante o inverno? E qual o motivo de outras espécies perderem as folhas no frio ou em estiagens extremas?

2 – Quais as zonas que recebem os raios solares verticalmente, de acordo com a aula da professora Geórgia Araújo? Pesquise qual foi a necessidade da criação destas linhas e escreva um breve texto sobre isso.

E então? Gostaram da aula de hoje? Bom, abaixo colocamos para vocês o primeiro bloco do Programa Conexão Escola que tratou sobre esse tema e, também, trouxe os 14 movimentos que a Terra realiza! Isso mesmo: CATORZE!!