You are currently viewing Equação do primeiro grau no cotidiano

Equação do primeiro grau no cotidiano

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 30/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nesta atividade conversaremos sobre as equações do primeiro grau e sua aplicação no cotidiano. Você sabe o que é uma equação do primeiro grau e onde ela é utilizada no nosso dia a dia? Vamos aprender?!

As equações são utilizadas para resolver problemas simples do nosso cotidiano. Veja alguns exemplos:

Percebeu que muitas vezes utilizamos as equações para resolver problemas simples, mesmo sem saber que são equações.

Mas qual é o conceito de equação do primeiro grau? Você sabe?  Veja a seguir:

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo do professor Hélio que apresenta um exemplo de equação do primeiro grau aplicada ao Rendimento mensal de um trabalhador:

“Conexão Escola SME _ A função de 1º grau e o salário” – Canal: Prof Me Hélio Roberto da Rocha – Link: https://www.youtube.com/watch?v=Jkj5lD1TD8A&t=6s

Realmente fica mais fácil quando estudamos um conhecimento matemático aplicado a realidade. Legal né?

ATIVIDADE 2

Assista a mais um vídeo, com outro exemplo da aplicação da equação do primeiro grau nosso dia a dia. Agora a equação do primeiro grau foi utilizado para calcular o qual tipo de plano de saúde é mais compensativo. Bora lá!!

“Conexão Escola SME _ O plano de saúde e a função de 1º grau” – Canal: Prof Me Hélio Roberto da Rocha – Link: https://www.youtube.com/watch?v=1oqDChUuV0I&feature=youtu.be

Assista a íntegra do programa veiculado na TV:

Componente Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0617) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade, em situações diversas.
(EAJAMA0618) Determinar a raiz de uma equação do 1º grau por meio de equações equivalentes, identificando-a como elemento do conjunto universo.

EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo –  6ª série