You are currently viewing Ciências – Entenda a diferença entre soro e vacina.

Ciências – Entenda a diferença entre soro e vacina.

Nesse período de pandemia pelo Covid19 o que mais esperamos é o surgimento de uma vacina comprovadamente eficaz contra esse invasor. Você sabia que tanto o soro quanto a vacina estão diretamente relacionados à nossa imunidade e têm como objetivo combater um agente estranho (patógeno) que tenha atacado nosso organismo, mas a atuação dos dois é bastante diferente. Para saber quando cada um desses recursos deve ser utilizado, você precisa entender bem o funcionamento de cada um deles.


Atividade 1

Assista ao vídeo do canal: Oficina do estudante, com bastante atenção, anote os tópicos que você achou mais importante. Nessa atividade você terá que compreender a
diferença entre soro, vacina, assim como a ação de cada um no organismo (imunização passiva e imunização ativa).
https://www.youtube.com/watch?v=x7-yQXtU15E
Canal: Oficina do estudante

“QUAL A DIFERENÇA ENTRE SORO E VACINA” – Canal: TV Oficina
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=x7-yQXtU15E

Atividade 2

Vamos viajar um pouquinho pela história da vacina no Brasil?
Assista ao vídeo: A Revolta da Vacina (1904).
https://www.youtube.com/watch?v=y0Jx90Ncx5I

“A Revolta da Vacina (1904)” – Canal: Prof. Ramsés Magno
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=y0Jx90Ncx5I

Atividade 3

Leia esse pequeno texto, de autoria da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apresenta a definição de saneamento básico.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social”. Portanto, o saneamento não se restringe ao abastecimento de água limpa e a coleta e tratamento do esgoto sanitário, sendo um conjunto de ações que também inclui a coleta de lixo e a limpeza das vias públicas, proporcionando, assim, um ambiente saudável para os habitantes.


Atividade 4

Agora. Relacione o vídeo “A revolta da vacina”, o texto “Definição de saneamento básico segundo a OMS) e produza um texto, que pode ser registrado no seu caderno, com o tema: Saneamento básico e vacinação para uma imunização eficiente.


Componente(s) Curricular(res)Ciências da Natureza  
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJACI0615) Relacionar a qualidade do meio ambiente com a saúde e o bem-estar da comunidade. (EAJACI0617) Reconhecer a eficácia da vacinação na saúde pública e seu papel histórico na manutenção da saúde individual e coletiva, e na erradicação de doença.
ProfessorEllen Adriana Oquéros David
Instituição EducacionalEscola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral
CREJarbas Jayme