Durante a estação chuvosa é comum ouvir e ver notícias sobre enchentes, inundações, enxurradas e alagamentos no Brasil. Os transtornos e os prejuízos causados por esses processos são imensos, provocando sérios problemas socioeconômicos, deixando milhares de pessoas desabrigadas, além de provocar doenças e mortes. Temos ainda sérios danos materiais e econômicos, tais como: destruição de edificações, estradas, casas e lojas, além de vários outros prejuízos. O que causam esses processos? Será que a culpa é da chuva? Ou das ações humanas? Vamos ver sobre isso?
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo “Enchente, Inundação, Enxurrada e Alagamento”, na página do Visualigeo.
Atividade 2
Após assistir ao vídeo, reflita:
Qual a diferença entre enchente, inundação, alagamento e enxurrada? Quais ações humanas contribuem para a ocorrência desses processos?
Atividade 3
No bairro onde você mora, ocorre algum desses processos citados no vídeo? Caso não ocorra em seu bairro, você conhece algum lugar onde ocorrem esses processos? Considerando o que foi explicado no vídeo, faça um texto opinando sobre as seguintes questões:
Quais processos citados no vídeo ocorrem no bairro? Quais são as características do bairro que favorecem a ocorrência desses processos?
Suas ações, da sua família e de seus amigos ajudam a aumentar o problema? O que deveria ser feito para resolver o problema?
*Não se esqueça de citar o nome do bairro.
Atividade 3
Você sabe se proteger das doenças e como minimizar as perdas humanas em caso de inundações?
Acesse o link abaixo, leia o texto e aprenda sobre como agir em casos de enchentes e inundações:
http://www.educacional.com.br/reportagens/enchentes/previna.asp
Atividade 4
Agora, leia o poema “Noturno Oprimido”, de Carlos Drummond de Andrade.
Fonte: Carlos Drummond de Andrade – Noturno Oprimido. Disponível em: https://nsantand.wordpress.com/2016/02/22/carlos-drummond-de-andrade-noturno-oprimido/
Após a leitura do poema, reflita sobre a palavra destacada, no verso: “a água protesta. Ela molha toda a noite”.
No poema, na referência à água, explique o sentido da palavra “protesta”. Qual é a relação dessa palavra com a ideia central do poema?
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Geografia | Identificar impactos causados pelo uso e apropriação do espaço natural em larga escala |
Língua Portuguesa | Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido. |
Fonte da imagem de capa: https://fotospublicas.com/mare-alta-em-veneza-causa-maior-inundacao-em-50-anos/