You are currently viewing Geografia e História – Em tempos pandêmicos, compre do Local – A reinvenção do trabalhador

Geografia e História – Em tempos pandêmicos, compre do Local – A reinvenção do trabalhador

Nessa aula você refletirá que muitas vezes nossa atitude, nossa relação frente ao  que produzimos, trabalhamos, consumimos e descartamos, pode fazer toda diferença  no espaço em que vivemos. Mas de alguma forma, mudar não é algo fácil. Sabemos  que o planeta vive em todos os aspectos no limite com relação ao trabalho, a  natureza, a economia; e nós, com mudanças de hábitos, reduzindo, readaptando, reutilizando, reinventando, em épocas de Pandemia, tivemos que ser forçados de  alguma maneira a readaptar muito do que éramos para que nosso orçamento não  fosse “engolido” junto a crise global. Por isso é tão importante estarmos abertos às mudanças sustentáveis e ao trabalho, que vai favorecer o espaço em que vivemos. A  comunidade nesse momento e a reinvenção no mundo do trabalho fez toda diferença desde a chegada da Pandemia pelo Coronavírus em 2020. 

Olá, na aula de hoje você conhecerá como muitos trabalhadores tiveram que buscar  estratégias para driblar os impactos causados pela pandemia e contaram com a ajuda  da comunidade local para que seus negócios permanecessem vivos. (Texto de  introdução elaborado pelo próprio professor) 

“Compre do local” – Canal: Maíra Lemos – Link: https://www.youtube.com/watch?v=l4blX59S5Bg

Observe o vídeo do Canal Maíra Lemos Impulsionadora De vozes disponível no Youtube em que compartilha sua experiência durante a pandemia e os benefícios que teve, quando  começou a comprar alimentos e produtos dos vizinhos e trabalhadores locais, como  forma de ajudar com relação aos produtos, ao meio ambiente e com a ajuda  sustentável, principalmente, ingerindo produtos orgânicos frescos, livres de  agrotóxicos, ajudando o trabalhador vizinho e interagindo, mesmo que isolados, com  a comunidade local em que estava inserida, e que antes, nem observava ou não dava  importância a isso.


Atividade 01 

A- Após assistir ao vídeo elabore uma frase ou grave um áudio e nos conte o que  mudou na sua comunidade com relação ao seu trabalho nessa nova configuração  que está vivendo. 

B- Na sua cidade ou no seu bairro, ou comunidade, você costuma valorizar o  trabalho local? Você também nessa pandemia tem se reinventado de alguma  forma ou já pensou em fazer algo para aumentar sua renda doméstica?

Atividade 2

Fonte: http://feebbase.com.br/site/images/desemprego_coronavirus_41abc.jpg

Desde o ano passado estamos ouvindo falar do que está acontecendo com a grande  a maioria dos trabalhadores em quase todos os países atingidos pela pandemia do  Corona vírus. E com você, e com as pessoas que compõem sua família. Como está?

Atividade 3

Hoje, com a crise global em todos os setores da economia as pessoas estão mais  conscientes e reaprendendo e se reinventando. Com isso, conscientemente, antes de adquirir um bem ou um produto que até já tem em suas casas, mas já está gasto,  agora, com o dinheiro cada vez mais reduzido, estão se fazendo a seguinte pergunta:  Será que compro, ou reutilizo? 

 Atualmente muita gente vai aprender ou reaprender a reaproveitar, trocar o  que tem excedente, e isso nos remonta a algo que antigas civilizações já faziam há  bastante tempo, colaborando para que tenhamos um meio-ambiente mais  sustentável, fazendo até com que paremos de consumir tanto  desenfreadamente.

(Texto de autoria do professor)

A. E você e sua família, como acontece seu consumo no dia a dia? 

B. Você tem reutilizado, ou já reutiliza, reaproveita algo, ou algum objeto em  sua casa? 

C. Quando vai comprar, ou adquirir algum produto, sempre pensa antes, para pode  ver se não pode reutilizar o antigo objeto?

Proponentes ProfessoresCARLOS ULISSES RODRIGUES DE ARAÚJO
Instituição  EducacionalEscola Municipal Stephânia Alves Bispo
CRE Coordenadoria Regional de Educação Brasil di Ramos Caiado
Referências – Texto elaborado  com fins  pedagógicosTextos Elaborados pelo próprio professor.
EAJA EAJA
Turma/agrupam ento1º Segmento 2ª Etapa
Componente  CurricularHistória e Geografia
Ciclo da  Infância e Adolescência: 
Habilidade estruturante 
Habilidades Complementares

EAJA: 
Objetivos de  Aprendizagem e  Desenvolvimento
EAJA: Habilidades: • (EAJAHI0212) Relatar suas experiências no mundo do trabalho em  comparação com experiências de demais sujeitos: que se aproximam ou se  distanciam do ponto de vista de classe social. • (EAJAHI0213) Perceber relações de exploração explicitadas na categoria  trabalho e na formação do espaço urbano. • (EAJAGE0207) Perceber que as relações estabelecidas e vivenciadas em  cada grupo social influenciam diretamente no modo de vida e no modo de  como se utiliza da natureza OBJETIVOS: A sobrevivência e a relação com a natureza • O conceito histórico de trabalho enquanto fenômeno que envolve homem e  natureza • As relações de trabalho e relações sociais • Experiências da comunidade no tempo e no espaço • Fenômenos naturais e sua influência nos hábitos de convívios sociais
TemáticaO trabalho e a sustentabilidade na comunidade