Nessa aula você refletirá que muitas vezes nossa atitude, nossa relação frente ao que produzimos, trabalhamos, consumimos e descartamos, pode fazer toda diferença no espaço em que vivemos. Mas de alguma forma, mudar não é algo fácil. Sabemos que o planeta vive em todos os aspectos no limite com relação ao trabalho, a natureza, a economia; e nós, com mudanças de hábitos, reduzindo, readaptando, reutilizando, reinventando, em épocas de Pandemia, tivemos que ser forçados de alguma maneira a readaptar muito do que éramos para que nosso orçamento não fosse “engolido” junto a crise global. Por isso é tão importante estarmos abertos às mudanças sustentáveis e ao trabalho, que vai favorecer o espaço em que vivemos. A comunidade nesse momento e a reinvenção no mundo do trabalho fez toda diferença desde a chegada da Pandemia pelo Coronavírus em 2020.
Olá, na aula de hoje você conhecerá como muitos trabalhadores tiveram que buscar estratégias para driblar os impactos causados pela pandemia e contaram com a ajuda da comunidade local para que seus negócios permanecessem vivos. (Texto de introdução elaborado pelo próprio professor)
Observe o vídeo do Canal Maíra Lemos Impulsionadora De vozes disponível no Youtube em que compartilha sua experiência durante a pandemia e os benefícios que teve, quando começou a comprar alimentos e produtos dos vizinhos e trabalhadores locais, como forma de ajudar com relação aos produtos, ao meio ambiente e com a ajuda sustentável, principalmente, ingerindo produtos orgânicos frescos, livres de agrotóxicos, ajudando o trabalhador vizinho e interagindo, mesmo que isolados, com a comunidade local em que estava inserida, e que antes, nem observava ou não dava importância a isso.
Atividade 01
A- Após assistir ao vídeo elabore uma frase ou grave um áudio e nos conte o que mudou na sua comunidade com relação ao seu trabalho nessa nova configuração que está vivendo.
B- Na sua cidade ou no seu bairro, ou comunidade, você costuma valorizar o trabalho local? Você também nessa pandemia tem se reinventado de alguma forma ou já pensou em fazer algo para aumentar sua renda doméstica?
Atividade 2
Desde o ano passado estamos ouvindo falar do que está acontecendo com a grande a maioria dos trabalhadores em quase todos os países atingidos pela pandemia do Corona vírus. E com você, e com as pessoas que compõem sua família. Como está?
Atividade 3
Hoje, com a crise global em todos os setores da economia as pessoas estão mais conscientes e reaprendendo e se reinventando. Com isso, conscientemente, antes de adquirir um bem ou um produto que até já tem em suas casas, mas já está gasto, agora, com o dinheiro cada vez mais reduzido, estão se fazendo a seguinte pergunta: Será que compro, ou reutilizo?
Atualmente muita gente vai aprender ou reaprender a reaproveitar, trocar o que tem excedente, e isso nos remonta a algo que antigas civilizações já faziam há bastante tempo, colaborando para que tenhamos um meio-ambiente mais sustentável, fazendo até com que paremos de consumir tanto desenfreadamente.
(Texto de autoria do professor)
A. E você e sua família, como acontece seu consumo no dia a dia?
B. Você tem reutilizado, ou já reutiliza, reaproveita algo, ou algum objeto em sua casa?
C. Quando vai comprar, ou adquirir algum produto, sempre pensa antes, para pode ver se não pode reutilizar o antigo objeto?
Proponentes Professores | CARLOS ULISSES RODRIGUES DE ARAÚJO |
Instituição Educacional | Escola Municipal Stephânia Alves Bispo |
CRE | Coordenadoria Regional de Educação Brasil di Ramos Caiado |
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos | Textos Elaborados pelo próprio professor. |
EAJA | EAJA |
Turma/agrupam ento | 1º Segmento 2ª Etapa |
Componente Curricular | História e Geografia |
Ciclo da Infância e Adolescência: Habilidade estruturante Habilidades Complementares EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | EAJA: Habilidades: • (EAJAHI0212) Relatar suas experiências no mundo do trabalho em comparação com experiências de demais sujeitos: que se aproximam ou se distanciam do ponto de vista de classe social. • (EAJAHI0213) Perceber relações de exploração explicitadas na categoria trabalho e na formação do espaço urbano. • (EAJAGE0207) Perceber que as relações estabelecidas e vivenciadas em cada grupo social influenciam diretamente no modo de vida e no modo de como se utiliza da natureza OBJETIVOS: A sobrevivência e a relação com a natureza • O conceito histórico de trabalho enquanto fenômeno que envolve homem e natureza • As relações de trabalho e relações sociais • Experiências da comunidade no tempo e no espaço • Fenômenos naturais e sua influência nos hábitos de convívios sociais |
Temática | O trabalho e a sustentabilidade na comunidade |