You are currently viewing Em época da Covid19, não se esqueça do aedes aegypti

Em época da Covid19, não se esqueça do aedes aegypti

Olá alunos, vocês devem estar tomando os cuidados necessários para prevenir contra o vírus da Covid19, porém, não podemos nos esquecer da dengue, zika e chikungunya. Como vocês estão cuidando de suas casas contra o mosquito aedes aegypti? E seus vizinhos? Vamos neste estudo ler, ouvir, assistir vídeo e refletir sobre o assunto.

As doenças transmitidas pelo aedes aegypti, continuam sendo um grande desafio para nossa sociedade. Apesar de estarmos vivendo um momento de pandemia (Covid19), não podemos deixar de tomar os devidos cuidados com as doenças existentes em nossa sociedade e que ainda vem fazendo inúmeras vítimas anualmente. Para refletirmos sobre o tema, realizem as atividades propostas.

ATIVIDADE 1

Leia o trecho da reportagem a seguir sobre o assunto, e escute o áudio para mais informações.

Casos de dengue explodem em 2020

22/06/2020, 18h50

O aumento no número de casos de dengue no Brasil ultrapassou os 500 mil este ano. Só no DF, os casos aumentaram quase 30% em relação ao mesmo período do ano passado. A doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, apresenta sintomas como febre, dor no corpo e náuseas, segundo a médica Letícia Wutke. Para evitar a proliferação do mosquito é importante que a população tome algumas medidas preventivas. Mais informações na reportagem de Lívia Torres, da Rádio Senado.

Fonte: Agência Senado

ATIVIDADE 2

Assistir ao vídeo sobre as pesquisas e estudos que a Fiocruz vem realizando no combate ao mosquito aedes aegypti.

“Fiocruz desenvolve tecnologia para combater o Aedes aegypti” – Canal: Planalto
Link: https://www.youtube.com/watch?v=qQXAzPgjJqc

ATIVIDADE 3

1- Escreva em seu caderno, quais ações você já realizou ou realiza para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti em sua casa.

2- O que achou da atitude da prefeitura em abrir imóveis fechados para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti?

3- Quais outras ações você proporia se fosse o um Agente responsável pela saúde pública dos cidadãos da cidade?

4- Você já tinha lido ou ouvido sobre os estudos que os cientistas da Fiocruz vem desenvolvendo para o combate ao aedes aegypti?

5- Em sua opinião, o estudo científico pode realmente ajudar no combate ao mosquito aedes aegypti? Justifique.

Componente(s) Curricular(res)Ciências da natureza e língua portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJACI0411) Apropriar-se de hábitos de higiene, saneamento básico e vacinação na prevenção de doenças causadas por microrganismos.

Professor:Carlos Ulisses Rodrigues de Araujo
Instituição Educacional:E.M. Stephânia Alves Bispo