You are currently viewing Educação Física: Valores do Esporte

Educação Física: Valores do Esporte

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de vectorpocket no Freepik

Valores do Esporte

Os primeiros esportes surgiram no final da Idade Moderna em decorrência da necessidade de se firmar os novos valores em uma nova sociedade que estava em construção.

Portanto, os esportes reproduzem os valores e as características da sociedade atual e do mundo do trabalho.

Por exemplo, no mundo do trabalho atual existe o conceito de concorrência entre as empresas, já no esporte existe a competição. No mundo do trabalho existe o lucro (que é o maior retorno com o mínimo de investimento) já no esporte existe a performance (que é o melhor resultado com o menor gasto de energia). Da mesma forma, na sociedade existem as leis, que são criadas pelos políticos em um sistema de representatividade, já no esporte existem as regras que são criadas pela federação esportiva em um sistema de representatividade também.

Os esportes também ensinam valores sociais importantes, como: respeito às regras e disciplina.

Muitas pessoas possuem uma visão negativa sobre as regras, considerando-as como algo que tem como objetivo reprimir, dominar ou tirar nossa liberdade, o que não é verdade.

Por outro lado, durante a prática esportiva, ninguém vê as regras do esporte de forma negativa, pelo contrário, o cumprimento das regras é percebido como essencial para o bom funcionamento da competição e como uma garantia de segurança para todos. Da mesma forma, são todas as outras regras e leis da sociedade, a intenção dessas regras não é de dominar ou punir, e sim,  garantir o bom funcionamento de todas as coisas e a segurança de todos.

A disciplina não é sinônimo de obediência aos outros, mas sim, o autocontrole para alcançar seus objetivos, onde muitas vezes devemos deixar de fazer coisas que nos dão prazer, para termos que fazer coisas que não gostamos, mas são extremamente necessárias.

No futebol, por exemplo, os atletas não ficam apenas jogando bola, mas precisam treinar duro, na chuva, debaixo do sol quente, fazer exercícios físicos dolorosos, se concentrar nos fins de semana… tudo isso para conseguir as melhores participações nas competições.

Questão 1

Os esportes reproduzem os valores e as características da sociedade e do mundo do trabalho. Através da prática esportiva podemos aprender valores sociais como

(A) desrespeito às regras, indisciplina e falta de competitividade.

(B) violência, competitividade exacerbada e ironia.

(C) respeito às regras, disciplina, competitividade e cooperação.

(D) o esporte não ensina valores sociais.

Questão 2

As funções principais das regras no futebol e na sociedade são

(A) garantir a vitória a qualquer custo e a superioridade sobre os adversários.

(B) garantir uma disputa injusta e com base na violência.

(C) garantir a desorganização e a humilhação do adversário.

(D) garantir o bom funcionamento e a segurança de todos.

Questão 3

É muito comum encontrar nas escolas algum aluno que não gosta de obedecer às regras. Seja em casa, na sala, com os professores e coordenadores, esses jovens nunca respeitam as regras. Mas, em uma partida de futebol, se alguém faz um gol com as mãos, esse mesmo jovem não aceita e passa a cobrar a obediência das regras durante o jogo. Por que você acha que isso acontece? Por que durante a partida de futebol esse jovem quer cumprir com as regras?

Questão 4

Explique com suas palavras qual a importância da disciplina e do espírito de competitividade nos esportes e na vida social.

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0408) Compreender e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022