You are currently viewing Educação Física: Uso Abusivo e Indiscriminado de Anabolizantes

Educação Física: Uso Abusivo e Indiscriminado de Anabolizantes

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de macrovector no Freepik

Uso Abusivo e Indiscriminado de Anabolizantes

Os anabolizantes são substâncias químicas sintéticas que funcionam como hormônios, ou seja, promovem principalmente o crescimento muscular e ósseo, e são utilizados em diversos tipos de tratamentos como osteoporose, anemias, queimaduras, recuperação após cirurgias etc.

O uso indiscriminado de anabolizantes começa quando utilizamos essas substâncias além do uso terapêutico, como por exemplo, para melhorar a performance ou para atingir determinado padrão estético. E esse uso indiscriminado pode se tornar abusivo com o aumento das doses, com o tempo prolongado de uso, com a dependência… Logo, então, aparecem os efeitos colaterais, dos mais simples aos mais severos.

E são diversos os efeitos colaterais do uso abusivo e indiscriminado de anabolizantes, que vão desde acnes e alterações no humor até irregularidades menstruais, ginecomastia, atrofia testicular e danos no fígado.

Todos esses efeitos colaterais, provocados por desequilíbrio hormonal,  podem desenvolver outras doenças ainda mais graves que, por sua vez, podem evoluir para um quadro com sequelas graves e até a morte.

E se os efeitos terapêuticos dos anabolizantes, principalmente o aumento da massa muscular, são bem difundidos e reconhecidos, os efeitos colaterais parecem muitas vezes ignorados e negligenciados.

Muitas vezes a utilização de anabolizantes para fins estéticos e como forma de melhorar a performance no treinamento e competições é recomendada pelos próprios profissionais de Educação Física, fazendo com que pareça um procedimento seguro e legalizado.

Em uma busca rápida na internet podemos, infelizmente, verificar diversos casos de profissionais de academias como personal traines presos, detidos ou sofrendo processos na justiça por conta da fabricação, venda ou aplicação de anabolizantes de forma abusiva e indiscriminada.

Mas, é importante estar atento aos caminhos fáceis e milagrosos, pois na maioria das vezes o resultado final é bem diferente do que prometido.

Questão 1

Os anabolizantes são hormônios sintéticos desenvolvidos para

(A) aumentar a performance nos treinos e competições.

(B) se atingir determinado padrão estético.

(C) ser usado sem restrições e indiscriminadamente.

(D) uso terapêutico em diversos tipos de tratamentos.

Questão 2

O uso abusivo e indiscriminado de anabolizantes traz como consequência

(A) somente efeitos positivos à saúde.

(B) o aumento da massa muscular sem efeitos colaterais.

(C) a diminuição da massa muscular.

(D) o aumento da massa muscular seguido de diversos efeitos colaterais.

Questão 3

Quais efeitos colaterais o uso abusivo e indiscriminado de anabolizantes pode provocar no nosso organismo?

Questão 4

Pesquise e depois registre no espaço abaixo o que é ginecomastia nos homens? E quais complicações podem ocorrer com a mulher com o uso de anabolizantes de forma indiscriminada e abusiva?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0417) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da ginástica
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022