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Educação Física: TAEKWONDO

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  7ª SÉRIE da Eja.

Na aula de hoje vamos aprender um pouco mais sobre uma luta chamada TAEKWONDO.

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA TAEKWONDO

7ª série – Eja – Educação Física – Aula 13 – TAEKWONDO

Na videoaula de hoje, o Professor Luciano dialogou sobre as lutas, que são práticas corporais onde desenvolve-se técnicas de ataque e defesa pessoal. Além disso, essas práticas são, geralmente, compostas por um conjunto de conhecimentos filosóficos, morais e tradições que influenciam a vida de seus praticantes nas mais diversas relações sociais. Existem diferentes estilos e formas de lutas, grande parte tem origem oriental, de países como Japão, China e Tailândia. Muitas práticas de luta foram criadas aqui no Brasil, como a Capoeira, o Jiu-jitsu brasileiro, a Luta marajoara e o Huka-huka. Uma forma de classificá-las é conforme a distância entre os lutadores durante o combate. Entre os diferentes estilos e formas de lutas, existe uma de origem coreana, que seu nome pode ser traduzido como o caminho dos pés e mão: o Taekwondo.

Aprendemos que o Taekwondo é uma forma de luta onde os combates acontecem a média distância com golpes como socos mas, principalmente, muitas formas de chutes. É uma prática esportivizada, o que significa dizer que possui uma Federação Internacional, que registra os atletas e equipes, estabelece as regras oficiais e promove campeonatos da modalidade. Como prática esportiva, o Taekwondo tornou-se uma modalidade olímpica desde a edição de 2000. Essa luta teve origem há muitos séculos atrás, na Coreia, bem antes da sua divisão entre o Sul e o Norte. Segundo fontes históricas, o Taekwondo teve como base o Karatê (que é uma luta japonesa) e artes marciais mais antigas, como Soo Bahk Do. Sua história é marcada por um período de desvalorização e desuso, quando os líderes coreanos passaram a idealizar uma sociedade mais erudita. Mas, com a invasão japonesa à Coreia em 1910, foram resgatadas muitas tradições que estavam desvalorizadas e, assim, houve o renascimento do Taekwondo.

Identificamos que no Brasil, o Taekwondo chegou por volta de 1970, quando a Federação Internacional de Taekwondo enviou para São Paulo o Grão-mestre Sang Min Cho, para desenvolver a arte marcial em nosso território. Atualmente, somos uma nação que tem desenvolvido o Taekwondo, e já temos grandes resultados tanto nos mundiais quanto nos jogos olímpicos, com atletas como Ícaro Miguel – 2º lugar no mundial de 2019, Natália Falavigna – 3º lugar nas Olímpiadas de Pequim em 2008, e Maicon Andrade – 3º lugar nas olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Entendemos que a prática do Taekwondo requer o uso obrigatório de roupas adequadas (kimono) e da nomenclatura em coreano. Em campeonatos da modalidade são exigidos equipamentos de proteção de tórax e cabeça, que também ajudam a definir os pontos de contato que mais valem na contagem para definir o vencedor dos combates.

Compreendemos que além de diferentes técnicas de ataque e defesa, nos treinos se aprende sobre disciplina, que são: cortesia (Ye Ui), integridade (Yom Chi), perseverança (In Nae), autocontrole (Guk Gi) e sobre manter o espírito indomável (Baekjul Boolgool) que é um posicionamento de não aceitar a dominação e as injustiças.

ATIVIDADE 1

Assista o vídeo abaixo e aprecie uma disputa de Taekwondo. Atente-se para os golpes e movimentos corporais exigidos no combate.

Disponível: THAILAND VS SPAIN – F-49kg Final – Tokyo Olympics 2020 Taekwondo – YouTube

Gostou da modalidade? O Taekwondo pode ser praticado como esporte, com ou sem fins competitivos. É um excelente exercício físico que auxilia na melhora e manutenção da saúde e qualidade de vida. Se você tiver oportunidade de praticar essa modalidade nas aulas de Educação física, experimente. Caso você se identifique com ela, procure uma academia para praticá-la cotidianamente.

ATIVIDADE 2

Imagine-se repórter de um grande meio de comunicação esportivo, cujo trabalho é entrevistar os grandes atletas do Taekwondo, em especial, Ícaro Miguel, vice campeão mundial em 2019 e representante brasileiro nos jogos olímpicos de 2020, que na verdade, ocorreu  em 2021 devido à pandemia de covid-19.Para realização da sua entrevista, é necessário antes fazer uma breve pesquisa sobre o atleta. Investigue sobre suas origens, como foi o processo e treinamento até se tornar campeão, além das superações e os desafios, tanto na vida pessoal quanto profissional, que teve que lidar para conquistar a medalha de prata no mundial de 2019. Posteriormente elabore perguntas que sejam de interesse e curiosidade dos espectadores, para que estes conheçam melhor o atleta e se inspirem pelas lições de vida.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0632) Vivenciar e compreender as lutas do contexto nacional e mundial valorizando a diversidade cultural.
(EAJAEF0633) Identificar e relacionar os valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais e mundiais
Língua Portuguesa(EAJALP0652) Identificar e hierarquizar as informações principais da apresentação oral, entrevista.