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Educação Física – Step e obesidade

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 4ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Step é uma ginástica de academia. É uma modalidade cardiorrespiratória que utiliza o peso do corpo e uma plataforma para realizar movimentos de sobe e desce. Ela oferece grandes benefícios à saúde, sendo que um deles é auxiliar no tratamento e prevenção da obesidade, doença que se tornou o grande mal do século XXI.

Vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

Faça um relato pessoal de como foi vivenciar a modalidade step na escola. Lembre-se que você é o narrador da sua história. O seu relato precisa dizer onde, quando e como a ação ocorreu, bem como suas reflexões sobre como foi sua experiência.

QUESTÃO 2

O step, quando praticado rotineiramente, oferece grandes benefícios à saúde, sendo que um deles é auxiliar no tratamento e prevenção da obesidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Sobre o assunto, identifique as alternativas erradas e corrija-as.

( ) Os fatores desencadeadores da obesidade são a predisposição genética, hipertensão arterial, problemas hormonais, adoção de maus hábitos alimentares e sedentarismo.

( ) O indivíduo obeso se torna mais propenso a desenvolver hipertensão arterial, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, apneia do sono, aumento dos triglicérides, artrite e artrose, refluxo esofágico, tumores, além de desencadear desordens psicológicos, o que pode levar a uma diminuição da autoestima e doenças como ansiedade e depressão.

( ) O acúmulo de gordura no corpo, que é indicador da obesidade, pode ser estimado através do cálculo da OMS, que é o índice de massa corporal.

( ) Existem 2 tipos principais de obesidade, a que concentra uma maior quantidade de gordura na região abdominal e a outra que tem maior acúmulo de gordura no quadril. A mais perigosa é a obesidade abdominal, que é conhecida como obesidade “maçã”.

QUESTÃO 3

Uma das formas, a nível populacional, de definir se o peso está adequado à altura é calculando o índice de massa corpórea, o IMC, que se dá através do peso dividido pelo resultado da multiplicação da altura x altura. O resultado desta operação é capaz de determinar se a pessoa está com peso normal, sobrepeso ou obesidade. Observe a tabela abaixo:

Fonte: acervo pessoal/Canva

Agora responda:

a) Um homem de 61 anos está com o IMC de 32 kg/m². Ele pode ser considerado obeso? Justifique.

b) Pegue a calculadora e calcule o seu IMC. Posteriormente, compare o valor obtido com os dados da tabela e identifique se você está com peso normal, com sobrepeso ou obeso.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-4a-serie/


SAIBA MAIS

Para saber mais sobre como identificar a obesidade, conhecer os locais do corpo com maior acúmulo de gordura e, quando estes se tornam perigosos, bem como entender quais as principais complicações e doenças que podemos desenvolver a partir da obesidade, assista o vídeo abaixo, da Dra. Luciana Sanches, especialista em endocrinologia e metabologia, do Hospital do Coração de Goiás.

Canal Jordana Martins. Obesidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gF6ZzIrs1mo

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0314) Praticar diferentes modalidades da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo.
(EAJAEF0318) Analisar a relação da ginástica com a saúde, trabalho, lazer e qualidade de vida.
Matemática(EAJAMA0429) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos.

ReferênciasGOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
PÔRTO, Graziele Magnus. Os processos didáticos das aulas de ginástica: step training. [S.l. : s.n.], 2016.
FLORES, Amanda. Ginástica em academia: compreensões sobre o planejamento de aulas em Salvador. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA – SBEM. Sobrepeso e obesidade: Diagnóstico, 2004. Disponível em: <http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/089.pdf> Acesso 01 de dezembro de 2022.