You are currently viewing Educação Física: Rússia, Doping e Olimpíadas

Educação Física: Rússia, Doping e Olimpíadas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Image by vectorjuice on Freepik

Rússia, Doping e Olimpíadas

Em 2019 a Rússia foi excluída temporariamente dos Jogos Olímpicos Modernos por falsificar sistematicamente os dados sobre os testes antidoping dos seus atletas em diversas modalidades esportivas.

Assim, a grande potência esportiva ficou de fora dos Jogos de Verão em 2021 no Japão, e dos Jogos de Inverno em 2022 na China. Somente alguns poucos atletas que comprovadamente não tiveram envolvimento com o esquema de doping puderam competir. Contudo, não puderam usar a bandeira russa, nem o hino nacional. Assim, esses atletas competiram apenas com a sigla ROC, que significa Russian Olympic Committee.

Mas, por que o COI (Comitê Olímpico Internacional) não aceita o doping e suspendeu a Rússia por não combater essa prática?

Chamamos de doping o uso de substâncias e alguns procedimentos que podem melhorar artificialmente o desempenho físico dos atletas e por isso, foram banidas do esporte, porém são legalizadas na medicina e utilizadas em diversos tratamentos, como os esteroides anabolizantes, diuréticos e o hormônio do crescimento (HGH).

O uso de substâncias para melhorar o desempenho físico é anterior ao próprio esporte, mas a visão que temos sobre essas substâncias, assim como o seu uso mudou ao longo do tempo, em especial pelas implicações éticas e as consequências negativas para a saúde quando utilizadas no contexto esportivo.

As implicações éticas que levaram ao banimento dessas substâncias têm como base o conceito do Fair Play, ou seja, o jogo limpo, sem trapaças e sem prejudicar o adversário de forma proposital. Nesse sentido, o doping é uma forma de trapaça, dando ao atleta uma vantagem artificial e injusta.

Já do ponto de vista da saúde, o uso de qualquer substância utilizada na medicina, fora do seu tratamento específico, é um risco e pode trazer vários prejuízos à saúde. No caso do doping, o uso dessas substâncias para melhorar a performance pode causar diferentes alterações no nosso metabolismo e na produção de diversas substâncias. O que, a médio e longo prazo, pode evoluir para várias doenças, causando inclusive a morte.

Questão 1

A Rússia, uma das maiores potências mundiais dos esportes, foi suspensa de todos as competições olímpicas por ter

(A) realizado testes antidoping nos seus atletas.

(B) falsificados dados dos testes antidoping dos seus atletas.

(C) esquecido de realizarem os testes antidoping dos seus atletas.

(D) fornecido os dados dos testes antidoping dos seus atletas.

Questão 2

O Comitê Olímpico Internacional (COI) não pode aceitar o doping

(A) por questões econômicas, pois é inviável fornecer essas substâncias a todos os atletas.

(B) por questões religiosas, já que o uso dessas substâncias poderiam desrespeitar diversas crenças.

(C) porque a prática esportiva ficaria mais atrativa e poderia ser muito explorada pelas mídias sociais.

(D) pelas implicações éticas e pelo mau que essa prática faz à saúde nesse contexto.

Questão 3

Os esportes são disputas onde os adversários devem respeitar os princípios do Fair Play, ou seja, do jogo limpo, da disputa justa, respeitando as regras e sem prejudicar o adversário de forma proposital. Como esse princípio ético do esporte pode ser vivenciado também na vida social e no mundo do trabalho?

Questão 4

Leia o trecho abaixo do texto Rússia, Doping e Olimpíadas e responda a pergunta a seguir:

“No caso do doping, o uso dessas substâncias para melhorar a performance pode causar diferentes alterações no nosso metabolismo e na produção de diversas substâncias. O que, a médio e longo prazo, pode evoluir para várias doenças, causando inclusive a morte.” Autor: Luciano Alves de Oliveira

O que é metabolismo e que doenças podemos desenvolver com alterações no nosso metabolismo?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0512) Compreender, discutir e apropriar-se dos conhecimentos sobre saúde no contexto esportivo
(EJAEF0513) Analisar as relações entre esporte e saúde, compreendendo os malefícios e os problemas envolvidos na utilização de drogas/doping
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022