You are currently viewing Educação Física: Resgatando Jogos da Nossa Infância

Educação Física: Resgatando Jogos da Nossa Infância

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://www.freepik.com/free-vector/recess-concept-illustration_13850245.htm

Jogos da Nossa Infância

Há séculos atrás, antes do desenvolvimento das ciências humanas e biológicas, as crianças eram tratadas como “adultos pequenos”. Mas, com o advento de ciências como a biologia, anatomia, psicologia e pedagogia, ficou comprovado que as crianças possuem uma forma diferenciada de interagirem e compreenderem o mundo, que acontece com base na ludicidade e nas situações e objetos concretos.

Por isso, os jogos e brincadeiras são atividades ideais para ensinar às crianças todo tipo de conteúdo, conhecimento, valores sociais e padrões de comportamento.

Porém, muitos não tiveram a infância respeitada e ao invés de educação, saúde, proteção, brincadeiras e jogos, essas pessoas foram sujeitadas ao trabalho infantil e outras formas de exploração.

O desrespeito às infâncias no passado, e que ainda se reproduz no presente, torna ainda mais relevante o resgate dessas práticas nas aulas de Educação Física.

Essas práticas lúdicas têm como características principais a ludicidade  e a flexibilização das regras para atender aos interesses e necessidades dos praticantes. Eles fazem parte do nosso patrimônio histórico cultural, ou seja, do conjunto de objetos e conhecimentos que formam nossa identidade. E como patrimônio histórico-cultural os jogos precisam ser resgatados e preservados para as gerações futuras.

Os jogos praticados na nossa infância tinham como características a ludicidade, muita movimentação corporal, pouca tecnologia eletrônica, envolviam crianças de diferentes idades em uma mesma atividade e eram praticadas nas ruas, praças, quintais e na escola.

Resgatar esses jogos é fundamental para valorizar nosso patrimônio histórico cultural. Mas, além disso, esse resgate é uma grande oportunidade para discutirmos sobre a sociedade em que vivíamos no passado e a sociedade que queremos deixar para as gerações futuras, debatendo questões como: Quais as dificuldades e consequências quando não respeitamos a infância de todos? Ou, como podemos garantir a infância das próximas gerações?

Questão 1

Os Jogos são práticas corporais que fazem parte do nosso patrimônio histórico cultural. Eles têm como características principais

(A) as regras inflexíveis e a competitividade.

(B) o desenvolvimento do condicionamento físico.

(C) a ludicidade e a flexibilização das regras.

(D) os movimentos expressivos e ritmados.

Questão 2

Com o desenvolvimento das ciências biológicas (como anatomia e fisiologia) e das ciências humanas (como pedagogia e psicologia) surgiu um novo conceito sobre a infância e sobre como as crianças interagem e aprendem. Segundo esse novo conceito a infância é uma fase da vida

(A) como as demais, marcada pelo trabalho, casamento e deveres com a nação.

(B) diferente das demais, marcada pelas descobertas e pela ludicidade.

(C) marcada pela aposentadoria e fim das obrigações civis.

(D) marcada pela entrada no mercado de trabalho e saída da escola.

Questão 3

Qual a importância de se resgatar os jogos e brincadeiras da nossa infância nas aulas de Educação Física? Que reflexões podemos realizar a partir dessas práticas?

Questão 4

Atualmente, os jogos e brincadeiras praticados pelas crianças possuem muitas diferenças com relação aos jogos e brincadeiras de 20, 30 ou mais anos atrás. Quais eram as características dos jogos e brincadeiras praticados na nossa infância, e quais diferenças podemos notar entre os jogos que praticamos no passado e os jogos e brincadeiras praticados pelas novas gerações?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0516) Refletir e analisar sobre a origem e evolução histórica da ginástica estabelecendo relações com a sociedade atual
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022