You are currently viewing Educação Física: Racismo no Esporte

Educação Física: Racismo no Esporte

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Image by Freepik

Racismo no Esporte

O esporte surgiu da necessidade de se ensinar novos valores para a sociedade contemporânea que se iniciava e precisava consolidar seu novo modo de vida. Valores esses que tinham fundamento na ciência e nos ideais democráticos, e que se opunham ao modo de vida da Idade Média, onde todos os conflitos eram resolvidos com o uso da força, e as pessoas eram subjugadas umas pelas outras por conta da sua raça, religião, orientação sexual ou origem geográfica.

Nesse sentido, o esporte surgiu para nos ensinar que por um lado podemos resolver os conflitos e disputas sem o uso da violência, pois o esporte nada mais é do que uma disputa que deve ser resolvida dentro de um conjunto de regras oficiais.

E por outro lado, o esporte também nos ensina que as regras da disputa são iguais para todos, sem distinção de raça, origem ou religião. E mesmo que, obviamente, exista a divisão por sexo por questões biológicas, ainda assim, homens e mulheres disputam entre si sob as mesmas regras, não importando outros fatores além das próprias condições de treinamento e as habilidades pessoais para se garantir a vitória.

Porém e infelizmente, ainda existem muitos casos de racismo em diferentes modalidades esportivas. Contudo, em nenhum momento nenhum desses comportamentos foi aceito no mundo esportivo.

Você pode facilmente encontrar reportagens acerca dos casos e da luta contra o racismo no esporte, como o caso de Jesse Queens, atleta negro, que em 1936 em plena Alemanha nazista ganhou 4 medalhas de ouro, desbancando a ideologia racista dos nazistas que achavam que existiria uma raça superior as demais.

E quando olhamos para o futebol, encontramos muitos outros casos, como  os ataques recentes ao jogador brasileiro Vinicius Junior no futebol europeu, onde sofreu diversas ofensas ao longo de vários jogos.

Esse tipo de comportamento e ataque pode trazer muito sofrimento psicológico ao ofendido, gerando depressão, ansiedade e baixa autoestima. Além disso, o racismo alimenta a exclusão e a discriminação, e em muitos casos se transforma em violência física, inclusive com muitos casos de mortes.

É importante lembrar que no Brasil, o racismo é crime e existem diversas políticas públicas que buscam superar esse comportamento, como a Lei 7.716, o Estatuto da Igualdade Racial e o Sistema de Cotas para as universidades públicas adotado em 2012.

Questão 1

Com relação a origem do esporte, podemos afirmar que o esporte

(A) não possui uma origem definida.

(B) surgiu na antiguidade como forma de diversão.

(C) surgiu na Idade Média e reproduz os valores dessa época.

(D) surgiu da necessidade de se ensinar novos valores para a sociedade.

Questão 2

Com relação ao racismo, o esporte

(A) reproduz esse tipo de comportamento.

(B) incentiva esse tipo de comportamento.

(C) é indiferente com esse tipo de comportamento.

(D) não aceita esse tipo de comportamento.

Questão 3

Você já viu ou leu sobre algum episódio de racismo no esporte? Relate como foi o fato?

Questão 4

Como o racismo é visto no Brasil do ponto de vista da Lei? Que políticas públicas são desenvolvidas no Brasil para superarmos o problema do racismo?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0612) Analisar a presença das diversas violências no esporte, refletindo sobre as relações entre esporte e mídia
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022