You are currently viewing Educação Física: Práticas Corporais de Aventura

Educação Física: Práticas Corporais de Aventura

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de studio4rt no Freepik

Práticas Corporais de Aventura

As práticas corporais de aventura são atividades físicas que buscam superar os desafios e as imprevisibilidades do meio ambiente desafiador criando uma sensação de vertigem com o máximo de controle dos riscos.

Elas são classificadas conforme o meio ambiente explorado. Assim temos, as práticas corporais de aventura urbanas e as práticas corporais de aventura na natureza.

Como exemplo de práticas de aventura urbanas temos o skate, o parkour, diversas práticas com bicicletas e a escalada artificial. Já as práticas corporais de aventura na natureza são atividades como trilhas, alpinismo, arvorismo, surf, canoagem, paraquedismo etc.

A maioria das atividades consideradas práticas de aventura não foram criadas para o lazer, nem para melhorar o condicionamento físico ou muito menos como forma de competição. Elas surgiram da necessidade de explorar e conquistar novos territórios.

Atualmente, as práticas corporais de aventura são voltadas, principalmente, para o lazer e a conscientização ambiental, pois a prática de aventura requer a preservação e conservação do meio ambiente urbano e na natureza para que a prática tenha continuidade.

Assim, questões como poluição, degradação, conservação ou adequação do meio ambiente interferem no desenvolvimento dessas práticas e estão sempre sendo discutidas entre os praticantes de aventura.

É de fundamental importância destacar que as práticas de aventura produzem a sensação de vertigem, porém com o máximo controle dos riscos, pois nessas práticas o risco de acidentes é grande, inclusive com o risco de morte. Sendo assim, é preciso sempre verificar o local, os equipamentos e ter segurança para executar as técnicas corretas, para que o único resultado seja a diversão e o contato com o meio ambiente.

Questão 1

As Práticas Corporais de Aventura são

(A) práticas corporais competitivas e com regras oficiais elaboradas por uma federação esportiva.

(B) práticas corporais que buscam superar os desafios  do meio ambiente desafiador provocando a sensação de vertigem com o máximo controle dos riscos.

(C) uma forma de linguagem que expressa ideias, sentimentos e até histórias através dos movimentos organizados em passos ou coreografias e dentro de um ritmo.

(D) práticas corporais lúdicas e com regras flexíveis para garantir a inclusão e diversão de todos.

Questão 2

As práticas corporais de aventura são classificadas como

(A) práticas corporais de aventura seguras e práticas corporais de aventura arriscadas.

(B) práticas corporais de aventura na terra e práticas corporais de aventura na água.

(C) práticas corporais de aventura masculinas e práticas cortporais de aventura femininas.

(D) práticas corporais de aventura urbanas e práticas corporais de aventura na natureza.

Questão 3

As práticas de aventura estão sempre se relacionando com as questões ambientais, pois sem a preservação do meio ambiente não é possível a continuidade dessas práticas. Como podemos preservar o meio ambiente urbano?

Questão 4

As práticas corporais de aventura surgiram da necessidade de explorar e conquistar novos territórios. Mas, atualmente, quais são os principais objetivos dos praticantes de aventura?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre como as práticas corporais de aventura são classificadas

Classificação das Práticas Corporais de Aventura

Canal Educação Física com o Professor Luciano “Classificação das Práticas Corporais de Aventura@Educação Física…”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2kZQBJm9h7U>. Acesso em: 02 mai 2022.

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0538) Reconhecer o que são práticas corporais de aventura.
(EAJAEF0540) Relacionar as práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022