You are currently viewing Educação Física: Pilates

Educação Física: Pilates

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Joseph H. Pilates foi, entre outras coisas, um enfermeiro de guerra que criou um método de ginástica que visava a conscientização corporal que chamou de contrologia: o controle da mente e do corpo. Os exercícios e equipamentos criados por ele ajudaram os soldados feridos na 1º Guerra Mundial a se recuperarem e hoje ajudam as pessoas, em especial, com problemas de coluna e que queiram desenvolver o controle dos movimentos.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Fonte: https://blogpilates.com.br/

Questão 1

Joseph Hubertus Pilates criou uma forma de ginástica que ele chamou de contrologia, que tinha como objetivo:

(a) Promover o desenvolvimento da força e da massa muscular.

(b) Promover a resistência e a agilidade.

(c) Desenvolver, de forma geral, somente as capacidades físicas, dividindo corpo e mente.

(d) Desenvolver a mente e o corpo, com exercícios de conscientização corporal.

Questão 2

Os exercícios e aparelhos inventados por Joseph Pilates foram criados para tratar e reabilitar os feridos da 1º Guerra Mundial, mas hoje em dia o método Pilates de ginástica têm como objetivos principais:

(a) Continuar reabilitando os feridos de guerra.

(b) Corrigir a postura, tratar problemas na coluna, promover a conscientização corporal com o condicionamento físico e mental.

(c) Desenvolver apenas as habilidades cognitivas. 

(d) Não existem objetivos específicos no Pilates, ele desenvolve o corpo assim como todas as outras formas de ginástica são iguais.

Questão 3

Como são realizados os exercícios criados por Pilates:

(a) No solo ou com aparelhos e com o controle da respiração.

(b) Existem somente exercícios de solo.

(c) Todos os exercícios são realizados em aparelhos específicos.

(d) São realizados somente ao ar livre.

Questão 4

Quais são os princípios estabelecidos por Pilates para a realização dos seus exercícios:

(a) Centralização, controle e concentração.

(b) Respiração, controle e precisão.

(c) Centralização, respiração, fluidez, controle, precisão, concentração.

(d) Fluidez, respiração e controle.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-6o-serie-eja/


SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Canal do Professor Luciano para você saber mais sobre a prática de Pilates e aprenda a realizar alguns exercícios de solo.

Pilates: Exercícios de Solo

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/BRnkKw1Gr6s

Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0414) Praticar e valorizar as diferentes modalidades da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo.
Integração com Ciências:
(EAJACI0604) Entender a importância e o funcionamento de máquinas inventadas pelo homem, para melhoria da qualidade de vida.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. CONSED/UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https:www.cee.go.gov.br> acessado em 24/01/2022.