Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Pilates
Após a I Guerra Mundial, um jovem enfermeiro chamado Joseph Hubertus Pilates, ao se deparar com os horrores da guerra e o que ela causava nos soldados feridos, começou a trabalhar com esses ex-combatentes, agora amputados.
Desse trabalho Joseph Pilates acabou criando um novo método de ginástica que chamou de contrologia, mas que acabou ficando conhecido como método Pilates ou ginástica Pilates.
Mais do que cuidar de feridos de guerra, Joseph Pilates quis criar uma forma de ginástica que ajudasse no desenvolvimento da conscientização corporal. Ele chamou essa forma de ginástica de Contrologia, que segundo ele era o nome apropriado para o seu método que buscava o controle e desenvolvimento da mente e do corpo.
O Pilates (contrologia) é uma forma de ginástica de conscientização corporal fundamentada em exercícios de alongamento e controle da respiração e da postura. Segundo seu criador, a contrologia buscava uma coordenação do corpo em conexão com a mente.
Ele está fundamentado em seis princípios que são: a concentração, a centralização, a precisão, a respiração, o controle e a fluidez. Esses princípios dizem respeito ao controle dos músculos que realizam diretamente o esforço e também sobre os músculos que dão sustentação ao movimento, bem como o controle da postura e da respiração.
Seus exercícios são realizados, em sua maioria, em aparelhos desenvolvidos pelo próprio Joseph Pilates, e em menor parte, também por exercícios no solo, especialmente utilizando bolas de terapia.
Através da prática de Pilates podemos conseguir vários benefícios para nossa saúde e qualidade de vida, como melhorar nossa flexibilidade; diminuição de dores musculares; correção da postura e reduzir tensões e o estresse.
Questão 1
Joseph Hubertus Pilates criou uma forma de ginástica que chamou de contrologia, que tinha como objetivo
(A) promover o desenvolvimento da força e da massa muscular.
(B) promover somente a resistência e a agilidade.
(C) desenvolver a divisão entre corpo e mente.
(D) desenvolver a conscientização corporal.
Questão 2
Quais são os princípios estabelecidos por Pilates para a realização dos seus exercícios
(A) Centralização, controle e concentração.
(B) Respiração, controle e precisão.
(C) Centralização, respiração, fluidez, controle, precisão, concentração.
(D) Fluidez, respiração e controle.
Questão 3
Por que Joseph Pilates criou um novo método de ginástica chamado contrologia?
Questão 4
Como podemos praticar o Pilates no contexto escolar?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Canal do Professor Luciano para você saber mais sobre a prática de Pilates e aprenda a realizar alguns exercícios de solo.
Pilates: Exercícios de Solo
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0616) Analisar e problematizar sobre a origem e evolução histórica da ginástica estabelecendo relações com a sociedade atual. (EJAEF0618) Refletir e problematizar os conceitos de ginástica na atualidade relacionando-os à saúde e qualidade de vida. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/6ano/educacao-fisica/introducao-as-praticas-corporais-de-aventura/6632#:~:text=Inicialmente%20realizadas%20em%20ambientes%20naturais,e%20risco%20que%20envolve%20essas |